O despertar dos relatórios integrados

Garantia de qualidade é o principal objetivo na nova era dos mecanismos de exposição de informações ao mercado

Deloitte / Relações com Investidores / Informe / Temas / As Melhores Companhias para os Acionistas 2012 / 1 de outubro de 2012
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


 

Com o surgimento de novas expectativas do mercado e da sociedade em relação à criação de valor sustentável por parte das companhias, a maneira como muitas delas comunicam o seu desempenho — passado e atual —, assim como suas perspectivas, também vem sendo modificada. Nesse contexto, os modelos de relatórios corporativos em geral têm ficado cada vez mais inovadores e sofisticados. Os chamados “relatórios integrados” são parte desse cenário, constituindo o novo passo na contínua luta pela transparência no mercado de capitais, principalmente após a consolidação do IFRS no País.

Os relatórios integrados são o novo passo na contínua luta pela transparência no mercado de capitais — principalmente após a consolidação do IFRS no País.

Nessa era das boas práticas de relações com investidores, não somente a transparência das informações é um ponto de atenção, mas, principalmente, a qualidade do material. Para alcançar o patamar de excelência na qualidade, o que deve se buscar é a padronização e integração das informações nos relatórios, com base na proposta apresentada pelo International Integrated Reporting Committees (IIRC). Segundo o IIRC, o relatório integrado deve conter informações relevantes sobre estratégia, governança, desempenho, perspectivas e sustentabilidade, além de um panorama sobre o modelo de gestão da companhia.

Os relatórios integrados vão na linha do que o mercado quer hoje, não necessariamente trazendo um grande volume de informações, mas, sim, conteúdo importante e holístico — entre eles, os resultados do exercício, os panoramas de estratégia e os aspectos de governança corporativa.



Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Deloitte Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Os desafios da Nova Economia
Próxima matéria
Gráficos desvendados




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Os desafios da Nova Economia
  Ultimamente o mundo tem sofrido com o fato de não se encontrarem meios possíveis para manter, no futuro, os padrões...