Novos índices para investimentos em sustentabilidade

Captação de recursos/Internacional/Temas/Edição 64 / 1 de dezembro de 2008
Por , , e


A sustentabilidade está a todo vapor, com novos índices dedicados ao segmento. Em novembro, a Nasdaq lançou seu mais recente indicador, o Nordic Sustainability Index, composto por 50 empresas nórdicas. A avaliação da carteira será realizada pela GES Investment Services, fornecedora de serviços sobre aplicações responsáveis e levará em conta aspectos ambientais, sociais e de governança.

“Registramos uma procura crescente na região”, disse Magdalena Hartman, vice-presidente da Nasdaq Global Index OMX Group, que também calcula índice semelhante composto por empresas suecas. Magnus Furugard, presidente da GES Investment Services, enxerga boa demanda para o índice. “O interesse por investimentos sustentáveis aumentou assustadoramente nos últimos anos”, comentou.

No fim de outubro, foi a vez de a Nyse Euronext apresentar seu novo produto: o Low Carbon 100 Europe Index. O indicador foi projetado para medir o desempenho das 100 maiores empresas européias com baixo índice de emissão de gás carbônico. A metodologia do índice é única e foi desenvolvida com a colaboração da Paris Dauphine University, além de validada por um comitê científico independente.

Quando comparadas com as 300 maiores empresas da Europa, as companhias incluídas no Low Carbon 100 Europe Index registram, em média, emissões de carbono 42% mais baixas. Jean- François Theodore, vice-diretor executivo da Nyse Euronext, destacou, durante o lançamento, a demanda crescente por esse tipo de produto. “A iniciativa inovadora nos dará a chance de oferecer aos investidores uma nova ferramenta comercial e ambiental”, disse Theodore. Paralelamente ao lançamento da Nyse, o BNP Paribas anunciou a criação de um novo fundo de investimento negociado em bolsa de valores (ETF), o Low Carbon 100 Easy.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  mercado internacional Bolsa de valores Índices de ações EUA Sustentabilidade e Responsabilidade Social Práticas de sustentabilidade Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Relatório evidencia efeitos da crise nas principais bolsas
Próxima matéria
Antes de sair, Cox quer implantar mais regras para derivativos



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Relatório evidencia efeitos da crise nas principais bolsas
Números do último relatório da World Federation of Exchanges (WFE), entidade que reúne as principais bolsas do mundo,...
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}