Notice and Access espanta pessoa física das assembleias



Em vez de estimular a participação de acionistas pessoas físicas nas assembléias, o Notice and Access (N&A) está afugentando os investidores de varejo das deliberações. Permitido pela Securities and Exchange Commission (SEC) desde julho de 2007, o sistema permite às companhias apenas avisar aos investidores em qual site estão disponíveis os materiais informativos sobre as assembléias (proxy materials), dispensando o envio da versão impressa desses documentos.

Segundo a consultoria Broadridge Financial, que processa votos por procuração da maioria das empresas adeptas do N&A, 164 emissores realizaram encontros de acionistas com o uso desse modelo até 30 de abril de 2008. Nessas companhias, a votação de pessoas físicas caiu mais da metade (veja quadro).

A hipótese de queda na participação de acionistas individuais nas assembléias foi levantada ainda em 2006, quando a SEC propôs a regra. De acordo com o blog sobre governança do grupo RiskMetrics, pesquisas indicavam que 38% dos acionistas que costumam votar estariam pouco dispostos a acessar proxy materials online e a votar sob o modelo do Notice and Access.

Os números apontados pela Broadridge podem ser uma confirmação dessas previsões iniciais. Investidores ouvidos pelo blog indicam ainda outras razões para o declínio. Entre elas, está a crise norte-americana, que poderia ter diminuído o interesse de investidores em participar das deliberações, e a pouca familiaridade de algumas pessoas com a nova ferramenta. Mas a Broadridge trouxe também uma boa notícia: as companhias deixaram de gastar, no total, cerca de US$ 132 milhões em impressão e postagem de proxy materials.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui >

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  mercado internacional Relações com investidores EUA Assembléias Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Spacs passam a ser canal de saída para fundos PE
Próxima matéria
Hong Kong cria HDRs para atrair estrangeiras



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Spacs passam a ser canal de saída para fundos PE
As Special Purpose Acquisition Company (Spacs), também conhecidas como “empresas cheque em branco”, levantaram mais...