Em julho do ano passado, a Securities and Exchange Commission (SEC) anunciou uma medida que causou alívio a muitos departamentos de Relações com Investidores de empresas norte-americanas: a permissão para elas divulgarem todo o conteúdo dos proxy statements (manuais para participação em assembléias) pela internet, evitando o oneroso processo de impressão e envio pelo correio de todos os documentos. A regra, conhecida como e-Proxy, passou a ser válida a partir de 1º de julho de 2007 para as empresas que optassem por tal alternativa. A iniciativa também visava aumentar a participação dos acionistas, principalmente os pequenos, que dificilmente comparecem às assembléias.
Uma recente pesquisa, divulgada na edição de março da revista CFO Magazine e também pela CAPITAL ABERTO, entretanto, mostrou que as empresas ainda não estão utilizando plenamente as possibilidades do e-Proxy. O levantamento, realizado junto a 482 companhias pelo Instituto Nacional de Relações com Investidores (National Investor Relations Institute), mostrou que apenas pouco mais da metade (56%) dos respondentes afirmaram ter utilizado ou ter planos para lançar mão dos e-Proxies em 2008. Destes, apenas 22% disseram que deverão substituir totalmente a distribuição em papel pelo envio eletrônico (um terço irá distribuir ambos os materiais, enquanto o restante ainda não decidiu sobre o assunto).
Uma preocupação das companhias, de acordo com alguns analistas de mercado, é que os e-Proxies poderiam ajudar os investidores ativistas a obter mais facilmente o apoio de outros acionistas em matérias contrárias aos executivos. Formalmente, os executivos de RI das empresas que não pretendem utilizar os e-Proxies este ano alegaram três motivos principais para a manutenção da via impressa: a empresa vai esperar as lições aprendidas dos usuários iniciais de 2008; a regra não será obrigatória para este ano; e os materiais impressos possuem valor como ferramentas de marketing.
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