SEC aplica multa milionária à S&P

Legislação e Regulamentação/Internacional/Edição 138 / 1 de fevereiro de 2015
Por 


A Standard & Poor’s (S&P) vai pagar US$ 77 milhões e ficar um ano sem poder classificar o risco de crédito de títulos lastreados em hipotecas comerciais. Esse é o resultado de um acordo sem precedentes feito com a Securities and Exchange Commission (SEC) e duas procuradorias estaduais. Entre os problemas apurados pelo regulador, estão notas emitidas pela S&P para ofertas desses títulos em 2011. Segundo a SEC, elas se basearam numa metodologia diferente da que a agência costumava usar, o que induziu o investidor ao erro.

“O investidor confia nas agências de rating para avaliar corretamente títulos complexos. Mas a S&P colocou seus interesses financeiros acima do investidor ao afrouxar seus critérios de classificação de risco para conseguir clientes”, criticou Andrew J. Ceresney, diretor da divisão de Enforcement da SEC.

Ao fechar o acordo, a S&P se exime de admitir responsabilidade pelas irregularidades detectadas. Analistas de mercado acreditam que a suspensão de classificar títulos lastreados em hipotecas comerciais (conhecidos, em inglês, como CMBS) terá impacto financeiro mínimo no negócio da S&P, já que possui baixa participação no segmento.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui >

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  SEC CAPITAL ABERTO mercado de capitais Securities and Exchange Commission Rating Standard & Poors S&P Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Nasdaq quer operar dark pool
Próxima matéria
Companhias em que o CEO possui ações registram bom desempenho



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Nasdaq quer operar dark pool
Se você não pode vencer seu inimigo, junte-se a ele. A frase parece se aplicar perfeitamente à intenção da Nasdaq de operar...