A Securities and Exchange Commission (SEC) anunciou, em 16 de outubro, um acordo de US$ 1 milhão com a firma de investimentos Athena Capital Research, por manipulação de mercado. O valor é relativamente pequeno. No ano passado, um processo por insider trading contra a SAC Capital, por exemplo, culminou no pagamento de US$ 602 milhões ao regulador.
A novidade neste caso é que, pela primeira vez, uma gestora foi multada por manipular o preço de contratos futuros por meio de operações de alta frequência com algoritmos (HFT, na sigla em inglês). A Athena inundava o mercado com milhares de ordens de compra ou de venda nos últimos segundos de pregão — estratégia conhecida em inglês como “banging the close”. Ao fazer pressão nos preços para cima ou para baixo no fim do dia, a firma poderia conseguir um resultado favorável para papéis adquiridos ao longo do dia.
Apesar de o litígio ter sido resolvido por meio de acordo, o evento mostrou que a SEC tem tecnologia para monitorar as atividades com HFT e está pronta para investigar e processar os suspeitos de manipulação.
Quer continuar lendo?
Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X
Ja é assinante? Entre aqui >
Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!
Participe da Capital Aberto: Assine Anuncie
Tags: SEC CAPITAL ABERTO mercado de capitais HFT manipulação de mercado Encontrou algum erro? Envie um e-mail
Comentários