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Anbima estende suitability para outros produtos de varejo

Diante do apetite do mercado por produtos cada vez mais diversificados, o processo de avaliação do perfil do investidor (API), também conhecido como suitability, foi ampliado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Desde o mês passado, ele deve ser aplicado a todos os investimentos regulados pelo Código de Distribuição de Produtos no Varejo, que foi lançado pela associação no fim de 2012. Entre os produtos tratados no código estão as cédulas de depósito bancário (CBDs), as letras de crédito agrário e imobiliário (LCA e LCI), ações, debêntures, letras financeiras, derivativos e títulos públicos.

Anteriormente, o processo de diagnóstico do perfil de risco e dos objetivos do investidor era uma previsão que pegava carona no Código de Fundos da associação. Por causa disso, seu foco eram as aplicações em fundos de ações e multimercados, consideradas de maior risco. “Procuramos ter cada vez mais transparência na comercialização dos produtos”, observa Marcos Daré, presidente do comitê de varejo da Anbima.


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