Investidores reforçuam compromisso com sustentabilidade

Governança Corporativa/Internacional/Temas/Edição 73 / 1 de setembro de 2009
Por 


Questões de cunhos social, ambiental e de governança corporativa (ESG, na sigla em inglês) continuarão na mira de investidores, gestores de recursos e companhias de países emergentes, mesmo depois do abalo financeiro de 2008. Essa é a principal conclusão do relatório Sustainable Investing in Emerging Markets — Unscathed by the Financial Crisis, divulgado em agosto pela International Finance Corporation (IFC), uma empresa do Banco Mundial. O estudo compara dois momentos em que a percepção de risco e as perspectivas do mercado eram totalmente distintas — em 2007 e em março deste ano — para comprovar que a avaliação da sustentabilidade dos investimentos segue em alta.
Investidores reforçaram a ideia de que os critérios ESG são parte importante de seus processos de pesquisa, seleção e gestão de carteiras. Na amostra de 2009, 46% dos entrevistados concordaram com a afirmação, enquanto em 2007 eram apenas 36%. Para mais de 40% deles, a crise financeira também aumentará a relevância desse tema, especialmente no longo prazo. Apenas 10% dos entrevistados consideraram que o abalo reduziria o foco dos investidores em ESG.
O relatório sugere soluções para estimular a adoção de critérios de investimento responsável entre os emergentes. Dentre elas, o aperfeiçoamento do disclosure, a produção de pesquisas sobre a importância da sustentabilidade no desempenho das companhias e melhorias na regulamentação. Segundo Wai-Shin Chan, analista do JP Morgan ouvido pela IFC, é preciso que mude também a mentalidade dos investidores, focados em aspectos operacionais e presos às perguntas sobre a estrutura de capital. “Não se pode sair de uma reunião sem saber algumas informações sobre sustentabilidade.”

Conteúdo extra

Leia o estudo Sustainable Investing in Emerging Markets – Unscathed by the Financial Crisis, divulgado pela IFC




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Sustentabilidade e Responsabilidade Social Práticas de sustentabilidade Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Pesquisa investiga votos de ETFs nos Estados Unidos
Próxima matéria
Arábia Saudita tem a primeira prisão por insider trading



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Pesquisa investiga votos de ETFs nos Estados Unidos
Os fundos de índice negociados em bolsa (ETFs, na sigla em inglês) deram um salto gigantesco em menos de duas décadas....
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}