Investidores individuais na mira do mercado

Captação de recursos / Temas / Edição 65 / 1 de janeiro de 2009
Por 


O investidor de varejo será a “menina dos olhos” do mercado em 2009. Mesmo com a crise financeira, esse aplicador não abandonou a bolsa. No fim de novembro, a BM&FBovespa contava com 548.706 contas de investidores pessoas físicas, contra 542.142 em outubro. É consenso que boa parte desse resultado se deve ao aculturamento dos nossos poupadores. Por isso, a preocupação em disseminar conhecimentos sobre o mercado de ações entre os jovens é cada vez maior.

Na BM&FBovespa, palestras e visitas dirigidas especificamente ao ensino médio contemplaram 24 mil alunos em 2008 (até outubro) — número bem superior ao de todo o ano de 2007, quando foram atingidos 15 mil alunos. Desde 2002, data do início do programa, foram mais de 73 mil estudantes beneficiados. O Desafio Bovespa, competição escolar de conhecimentos sobre mercado de ações, também teve motivos para comemorar, com 505 escolas inscritas, ante 392 no ano anterior.

O investidor de amanhã também é o foco de uma novidade do Banco Real. Em dezembro, a instituição lançou, em seu site educativo Brincando na Rede, um espaço dedicado à educação financeira e ao consumo consciente. Dirigido a pais e educadores, a cartilha financeira traz orientações e exercícios pedagógicos para serem transmitidos às crianças em sala de aula ou em casa.

O material é dividido em quatro partes, de acordo com a idade da criança. O primeiro volume trata da história do dinheiro no Brasil e no mundo; o segundo, de bancos, cheques, cartões e investimentos; mesada e orçamento são temas do terceiro volume; enquanto a quarta seção traz ensinamentos sobre consumo consciente e desenvolvimento sustentável.


Quer continuar lendo?

Você já leu {{limit_offline}} conteúdo(s). Gostaria de ler mais {{limit_online}} gratuitamente?
Faça um cadastro!

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Bolsa de valores Investimentos Investidores Pessoa Física Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Apimec e INI se unem para ampliar encontros
Próxima matéria
Virada enérgica




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Apimec e INI se unem para ampliar encontros
A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) fechou uma parceira com o Instituto...