O mítico Santo Graal, cálice sagrado onde Cristo sorveu o vinho na última ceia, é procurado pelos homens há séculos. De tão elusivo e fugaz, tornou-se um símbolo da busca por algo único e inacessível. No mundo dos investimentos, um Santo Graal seria aquela empresa com potencial para multiplicar o seu capital em cem vezes. No entanto, em relação ao cálice que empresta o título à expressão, há duas diferenças: primeiro, está provado que esses investimentos existem; segundo, nem sempre o que parece ser um cálice sagrado faz jus à expectativa. Às vezes, não passa de um mero copo de requeijão. Em Finding the Next Starbucks, Michael Moe procura elaborar um mapa para quem está disposto a sair em busca dos cálices verdadeiros.
Livros que exploram o tema de como achar “a bola da vez” são como uvas: todo ano sai uma nova safra. Então, o que torna a obra de Moe, talvez, mais relevante? A resposta está no tripé simplicidade, estrutura e credibilidade.
O autor foi analista de investimentos (um dos primeiros a identificar a Starbucks quando ela abriu o capital, ao valor de mercado de US$ 220 milhões; hoje, ela vale US$ 23 bilhões) e diretor de pesquisa de um banco de investimentos, antes de montar a própria administradora de fundos. A obra não apresenta novidades na maneira de avaliar investimentos. Os fundamentos econômicos determinam e sempre determinarão o valor dos negócios. O que ela faz é identificar fatores relevantes diversos para uma análise bem-sucedida, destacando, por exemplo, a taxa de crescimento sustentável dos lucros por ação de uma empresa. No longo prazo, argumenta Moe, essa taxa de crescimento está intimamente ligada ao retorno médio anual a ser registrado pelo papel.
O autor embasa suas propostas em quatro pilares:
• Um processo disciplinado para achar idéias e identificar as estrelas de amanhã (screening);
• Avaliação e entendimento das mega tendências econômicas e sociais (o ambiente) — as mega tendências são os “ventos que empurram as velas do crescimento”;
• Os quatro Ps: peopl e (gente), produto, potencial e previsibilidade (o negócio);
• Metodologia de avaliação (o valor do negócio).
Finding the Next Starbucks How to Identify and Invest in the Hot Stocks of Tomorrow |
Michael Moe Portfolio Hardcover 384 páginas Lançado em 12/2006
Mas o que realmente enriquece e diferencia a obra é o grande número de entrevistas com renomados investidores de fundos venture capital, que contam sobre seus processos de identificação e investimento nas estrelas do amanhã. Interessantemente, esses são os profissionais que investem nos negócios antes de eles abrirem o capital, isto é, antes até de pessoas como Moe poderem enxergá-las. Melhor ainda: a obra apresenta trechos dessas entrevistas, que estão completas no site www. findingthenewstarbucks.com.
Finalmente, a alquimia de Michael Moe, combinando sua filosofia de investimentos com os ensinamentos de grandes “pract it ioners”, não estar ia completa sem uma coleção de estudos de caso. A despeito do claro “viés de escolha” (quando uma amostra só tem exemplares que corroboram a hipótese do pesquisador — selection bias), o autor aborda diversos casos conhecidos e interessantes, sempre comparando um Santo Graal a um copo de requeijão — por exemplo, os varejistas de eletrônicos Best Buy e Circuit City. Agora, com o mapa para o cálice sagrado na prateleira das livrarias, cabe a você, templário dos investimentos, ler os sinais e encontrar o seu caminho.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui