Após a CVM incluir no Formulário de Referência um item sobre a manutenção de fóruns e páginas na internet destinados a receber e compartilhar comentários de acionistas sobre as pautas das assembleias, foi a vez de o IBGC abordar o assunto em seu mais recente caderno de boas práticas. O objetivo é estimular o uso da ferramenta para reduzir a assimetria de informações. Renato Chaves, coordenador da comissão gestora de cartas diretrizes do instituto, observa que os departamentos de RI recebem demandas de forma desorganizada, seja por e-mail ou telefone, mas não há um compartilhamento dessas questões. “A dúvida de um pode ser a dúvida do outro”, diz Chaves.
Lançado em julho, o caderno não especifica datas, mas a sugestão do IBGC é que o fórum seja aberto no dia em que a empresa disponibiliza o documento de convocação e fechado um ou dois dias antes da assembleia, permanecendo cerca de 30 dias disponível aos acionistas para tirar dúvidas. O instituto pretende promover o caderno em um evento em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no início do segundo semestre.
De acordo com Denis Roman, CEO do Assembleias Online, o lançamento da publicação já gerou consultas sobre a sua ferramenta de chat, o que não acontecia antes. “O processo é lento, mas começa a tomar corpo”, declara. Por enquanto, a plataforma não foi usada. Ele prevê que a partir do próximo ano os profissionais de RI comecem a se mobilizar para adotar a ferramenta.
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