IBGC certificará membros de comitês de auditoria

Bimestral / Legislação e Regulamentação / Temas / Edição 103 / 1 de Março de 2012
Por 


Depois de a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizar, em novembro de 2011, a troca da firma de auditoria a cada dez anos — em vez de cinco — para as companhias que instalarem um comitê de auditoria estatutário, agora é a vez de o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) dar a sua contribuição para o aperfeiçoamento desse organismo. O IBGC vai lançar uma certificação para os profissionais de comitês de auditoria com o objetivo de fornecer uma espécie de “selo de qualidade” para a atividade. A intenção não é formar técnicos, mas sim contribuir para melhorar o nível de conhecimento dos integrantes desses grupos.

De acordo com Marcos Jacobina, coordenador do IBGC, a certificação será conferida mediante a aprovação em um teste, que está sendo elaborado em parceria com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). Os dois institutos vão delimitar o perfil, as competências e as atribuições que o membro do comitê de auditoria precisa ter para obter o certificado. A expectativa de Jacobina é que a metodologia de certificação esteja pronta dentro de dois a três meses.



Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  IBGC Comitê de auditoria Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Mirando os grandes
Próxima matéria
Regulador de Hong Kong quer melhorar a qualidade dos IPOs




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Mirando os grandes
O Banrisul encerrou 2011 em boa forma. Em 12 meses, a instituição financeira controlada pelo estado do Rio Grande do Sul injetou...