Governança para jornalistas

IFC planeja série de cadernos para estimular repórteres a conhecer o tema e pressionar empresas

Governança Corporativa/Temas/Edição 60 / 1 de agosto de 2008
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Uma imprensa livre, atenta e investigativa é essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No mundo corporativo, a atuação competente da imprensa traz benefícios a todos os públicos envolvidos e, principalmente, aos investidores, que dependem de informações isentas e consistentes para tomar decisões e proteger suas poupanças.

Com essa idéia em mente, o Global Corporate Governance Forum, criado pela International Finance Corporation — IFC (divisão do Banco Mundial para o setor privado), lançou em parceria com a Reuters Foundation um programa de educação da mídia para temas relacionados à governança corporativa. A iniciativa inclui workshops para jornalistas em cidades como Belgrado, Cairo e Mumbai e a elaboração de uma série de seis cadernos a serem lançados até o fim de 2009 e distribuídos em vários países.

O material será dirigido a repórteres e editores de veículos na área de negócios. O objetivo é atrair, principalmente, a atenção de jornalistas não-especializados na cobertura de governança e mostrá-los de que forma uma visão mais atenta do tema pode ajudá-los a antecipar boas histórias e a aprimorar o seu trabalho. De forma prática e atraente, o IFC pretende dar dicas de perguntas que podem ser formuladas pelos jornalistas e dos pontos críticos a serem observados nas companhias. A série trará ainda estudos de casos em que a visão do repórter sobre governança fez toda a diferença e em que uma abordagem mais precisa do tema poderia ter alertado para, antecipado ou até evitado escândalos corporativos.

O conteúdo dos cadernos foi definido a partir de uma reunião no dia 3 de julho, em Washington DC, com representantes da IFC, da Reuters Foundation e quatro jornalistas convidados: John Plender, repórter sênior e colunista do Financial Times, Chavdar Parvanov, do Dnevni Business Daily (Bulgária), Kevin Drawbaugh, da Thomson Reuters (EUA), e Simone Azevedo, editora da CAPITAL ABERTO.


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