Governança na vitrine

A capital aberto apresenta, pelo quinto ano consecutivo, o Anuário de governança corporativa das companhias abertas, resultado de minuciosa pesquisa nos formulários de referência das cem companhias que têm as ações mais negociadas da bolsa. O material permite uma visualização rápida e fácil de …



A capital aberto apresenta, pelo quinto ano consecutivo, o Anuário de governança corporativa das companhias abertas, resultado de minuciosa pesquisa nos formulários de referência das cem companhias que têm as ações mais negociadas da bolsa. O material permite uma visualização rápida e fácil de aspectos como composição acionária, formação de conselho e diretoria, estrutura de controle de riscos, remuneração, e direitos dos acionistas, além da comparação das práticas adotadas.

A compilação possibilita extrair os resultados globais da amostra analisada e compará-los aos do ano anterior. Entre os movimentos positivos identificados este ano estão o aumento do número de companhias em que o chairman é membro independente (elas dobraram, para 8% da amostra); o alcance da proporção de 80% dos conselhos em que o chairman e o CEO não são a mesma pessoa; a redução dos casos em que o conselho fiscal exerce o papel de comitê de auditoria (de 12% para 8%); e a menor incidência de veneno nas cláusulas de OPA obrigatória (poison pills).

Esta edição traz ainda itens novos: o cotejamento da remuneração dos administradores com o Ebitda da companhia nos últimos três anos; o detalhamento dos componentes da remuneração da diretoria e do conselho; o número de outros conselhos em que cada membro do board participa; e uma questão sobre se a companhia divulga os valores doados para campanhas eleitorais.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Entenda o anuário
Próxima matéria
FIPECAFI - Desconto exclusivo de 10% em MBA ou Especialização*



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.




APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.

Leia também
Entenda o anuário