Muitas companhias dos Estados Unidos não têm programas de compliance adequados, por falta de estrutura, recursos e ferramentas de avaliação. Essa foi a conclusão da pesquisa Compliance Trends Survey 2013, realizada pela auditoria Deloitte e pela revista Compliance Week. Preocupa também a observação de que muitos departamentos de conformidade, cuja função é avaliar se a empresa está em consonância com regras internas e externas, não prestam a devida atenção a temas cada vez mais importantes, como mídias sociais e privacidade.
Apesar de o governo recomendar a contratação de um diretor exclusivo para compliance, que se reporte diretamente ao CEO, várias companhias não adotam essa prática. Somente 37% das 200 empresas analisadas possuem executivos independentes, com dedicação integral ao setor de conformidade, dos quais apenas 51% estão imediatamente vinculados ao presidente. “Esses números são problemáticos, pois indicam que o setor de compliance continua a ter poucos recursos humanos e financeiros numa época em que a importância da função cresce rapidamente”, disse Tom Rollauer, diretor-executivo de estratégias regulatórias da Deloitte.
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