Para poucos

Megafundos concentram 74% dos investimentos globais em infraestrutura

Gestão de Recursos / Internacional / 3 de junho de 2017
Por 


Ilustração: Rodrigo Auada

Ilustração: Rodrigo Auada

Projetos de infraestrutura têm recebido mais atenção do que nunca de fundos de investimento globais, mas os recursos estão concentrados nas mãos de poucos gestores. Um estudo da consultoria Preqin mostrou que, do total de 63,5 bilhões de dólares captados por fundos de infraestrutura no ano passado, 74% foram parar nas mãos de grandes ou megafundos (aqueles, respectivamente, com pelo menos 1,5 bilhão e 4,5 bilhões de dólares em ativos sob gestão), ante percentuais de 56% em 2015 e 48% em 2014. Neste ano, 76% dos 32,9 bilhões de dólares captados até maio foram direcionados a veículos desse porte.

Nos últimos 12 meses, dois fundos de infraestrutura bateram recordes de captação. O Brookfield Infrastructure Fund III captou 14 bilhões de dólares em julho de 2016 e o Global Infrastructure Partners III arrecadou 15,8 bilhões de dólares em janeiro deste ano. Os valores, embora impressionem, ainda estão abaixo do que Blackstone trabalha para levantar: a gestora está em busca de 40 bilhões de dólares para um veículo de investimento. O fundo soberano da Arábia Saudita já se comprometeu a investir metade desse valor.

À revista Institutional Investor, analistas do banco de investimentos Morgan Stanley classificaram o novo fundo da Blackstone como “uma mudança de paradigma” para investimentos de infraestrutura. De posse dos 40 bilhões de dólares e usando mecanismos de alavancagem, a gestora planeja investir até 100 bilhões de dólares em projetos nos Estados Unidos.

 


Quer continuar lendo?

Você já leu {{limit_offline}} conteúdo(s). Gostaria de ler mais {{limit_online}} gratuitamente?
Faça um cadastro!

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Brookfield Internacional infraestrutura investimento fundo de investimento fundos de infraestrutura Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Acessos
Próxima matéria
IPO do Snapchat gera comentários sobre formação de bolha




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Acessos
As novas tecnologias constroem acessos às informações e aos bons produtos. É o que vemos acontecer com a distribuição...