Fundos de crédito americanos enfrentam crise de liquidez

O hedge fund americano Orange Capital decidiu encerrar suas atividades depois de uma década de existência. O fundo enviou uma carta a seus investidores para dizer que se orgulha de seu histórico, mas que chegou a hora de parar, reporta o site Business Insider. O motivo: falta de liquidez do …

Gestão de Recursos/Seletas/Edição 16/Internacional / 10 de fevereiro de 2016
Por 


Ilustração: Grau 180.com.

Ilustração: Grau 180.com.

O hedge fund americano Orange Capital decidiu encerrar suas atividades depois de uma década de existência. O fundo enviou uma carta a seus investidores para dizer que se orgulha de seu histórico, mas que chegou a hora de parar, reporta o site Business Insider. O motivo: falta de liquidez do mercado, principalmente no segmento de títulos de dívida de alto risco.

O Orange observa que o mercado de crédito entrou em um novo ciclo, bastante desafiador para os hedge funds tradicionais. Segundo o fundo, está extremamente difícil vender ativos e retornar dinheiro aos investidores.

Não é a primeira vez que Wall Street dá sinais de que o mercado de dívida passa por dificuldades. Em dezembro, a gestora Third Avenue anunciou a liquidação de seu fundo de bonds high-yield, com a ressalva de que não permitiria resgates imediatos — uma vez que a venda de posições poderia demorar mais que o esperado pelos investidores.

De acordo com a área de pesquisa do banco de investimento Barclay’s, o mercado de crédito passa por uma crise de liquidez, em grande parte porque os bancos estão menos dispostos a negociar ativos de renda fixa. Apesar disso, afirma a instituição, os hedge funds oferecem, desde 2008, prazos de resgate cada vez menores a seus clientes. Para o Barclay’s, a promessa é “muito boa para ser verdade” e outros episódios como o da Third Avenue e da Orange Capital podem se repetir em breve.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Orange Capital Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Precisamos de um código único de governança?
Próxima matéria
Laudos problemáticos



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Leia também
Precisamos de um código único de governança?
Quando 11 entidades do mercado decidiram se unir, no início de 2013, no Grupo de Trabalho Interagentes (GT Interagentes),...
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}