Criado no fim de 2012 com o objetivo de facilitar o processo de formação de preços e, consequentemente, dar mais transparência e liquidez ao mercado de debêntures, o sistema Registro Único de Negócios (Reune), da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), foi integrado em março à Cetip. A iniciativa permitirá que as negociações no mercado secundário de debêntures da Cetip sejam registradas pelos próprios participantes em até uma hora após sua realização. Atualmente, a maioria das negociações é registrada para liquidação apenas no fim do dia ou no dia seguinte e apresentada ao mercado após esse período.
Por meio do Reune, o mercado terá acesso a informações que contemplam a debênture e o lote negociados, a taxa cobrada, os participantes da operação e o horário de execução. As informações estarão disponíveis na área de informações técnicas do site da Anbima. A instituição que não fizer o registro dentro do prazo de uma hora será penalizada com multa de R$ 150 por dia.
A parceria com a Cetip foi idealizada em maio do ano passado, após a criação do Cetip Voice, uma das seis funcionalidades de negociação do Cetip Trader. A ferramenta viabiliza a confirmação de negócios fechados por telefone, aumentando a transparência de preços para o mercado.
Segundo Ricardo Viti, responsável pela Cetip Trader, a escolha das debêntures para o início da parceria deve-se ao aumento da procura do ativo e às boas perspectivas de crescimento que o papel oferece. Atualmente, as debêntures registradas na Cetip correspondem a 99,2% do mercado. Em breve, outros produtos devem ser registrados no Reune. Os mais cotados são os certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) e os fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs).
Quer continuar lendo?
Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X
Ja é assinante? Entre aqui >
Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!
Participe da Capital Aberto: Assine Anuncie
Tags: cetip Anbima Encontrou algum erro? Envie um e-mail
Comentários