Um levantamento da consultoria Activist Insight revelou que as batalhas com investidores ativistas em 2014 custaram, em média, US$ 4,9 milhões para as empresas americanas. Quanto maior a companhia, maior o gasto. As que têm valor de mercado entre US$ 250 milhões e US$ 2 bilhões despenderam entre US$ 1,5 milhão e US$ 2 milhões; as que têm até US$ 10 bilhões de capitalização desembolsaram US$ 10 milhões.
O dinheiro é usado para pagar a defesa contra as propostas de acionistas que a administração julga ruins para a companhia, o trabalho de relações com investidores para arregimentar votos contrários a essas propostas e, eventualmente, o reembolso dos valores gastos pelos minoritários.
O valor médio foi puxado por disputas custosas, como a do ativista Dan Loeb contra a empresa de leilões Sotheby’s. Loeb, da gestora Third Point, publicou uma carta em outubro de 2013, declarando que possuía 9,3% dos papéis da companhia e estava preocupado com sua governança e seus resultados operacionais. Em maio deste ano, ele conseguiu uma cadeira no conselho, juntamente com dois aliados.
A empresa diz ter gastado US$ 5,7 milhões para se defender de Loeb e mais US$ 10 milhões de reembolso à Third Point. Incluindo as oscilações no valor das ações causadas pela batalha, o custo pode ter chegado a US$ 24 milhões. Aos acionistas da Sotheby’s, resta esperar que as intervenções de Loeb no conselho realmente melhorem os resultados.
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Tags: CAPITAL ABERTO mercado de capitais Ativismo Activist Insight Dan Loeb Sotheby's Third Point Encontrou algum erro? Envie um e-mail
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