Fundos de pensão aproveitam para comprar ações

Captação de recursos/Temas/Edição 64 / 1 de dezembro de 2008
Por , e


Os preços baixos das ações têm atraído não apenas investidores estrangeiros, mas também os fundos de pensão. Com exceção da Previ, que é a maior do segmento e busca reduzir sua exposição em renda variável para se enquadrar aos limites exigidos pela regulamentação, as demais fundações tendem a aproveitar para ir às compras. “Compramos mais ações da Petrobras, da Vale, de companhias do setor de energia elétrica e da Lupatech”, disse Wagner Pinheiro, presidente da entidade, durante evento no Rio de Janeiro. Na Lupatech, uma das fornecedoras da Petrobras, a participação da Petros alcançou 5,5%, segundo fato relevante enviado ao mercado.

De perfil mais conservador quando comparada a outras fundações, a Real Grandeza, dos funcionários de Furnas, também não deixou escapar a chance de aproveitar os preços baixos. Ainda assim, o principal plano da instituição não atingiu o teto de 21% de alocação em ações, conforme indicou o asset liability managament (ALM), estudo que mostra a formação da carteira através do casamento entre ativos e passivos. “Atualmente, títulos públicos de longo prazo também são boas opções, uma vez que nosso principal plano é bem maduro”, comenta Sérgio Wilson Fontes, presidente da fundação.

Em 2009, a Real Grandeza tende a continuar compradora de ações. No plano de benefício definido (BD), cuja carteira soma R$ 7 bilhões, o percentual em ações deve cair dos atuais 21%, mas ainda manter uma margem para novas aquisições. No plano de contribuição definida (CD), voltado para os funcionários que ingressaram a partir de 2002 –– e ainda demorarão a sacar o benefício ––, os atuais 24% destinados ao mercado de renda variável subirão para 28% no próximo ano.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Bolsa de valores Lupatech Fundos de pensão Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
O agronegócio bate à porta
Próxima matéria
Modal ignora crise e prepara FIP para ajudar a Petrobras



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
O agronegócio bate à porta
Com o objetivo de permitir a participação de investidores privados, nacionais e estrangeiros, no financiamento do agronegócio...
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}