Executivo da Anbima assume comando de comitê da Iosco

Legislação e Regulamentação/Temas/Edição 106 / 1 de junho de 2012
Por 


A credibilidade do Brasil continua em alta em matéria de regulação do mercado de capitais. Em 15 de maio, José Carlos Doherty foi eleito presidente do comitê consultivo de autorreguladores (SROCC, na sigla em inglês) da International Organization of Securities Commissions (Iosco), instituição que reúne órgãos reguladores de mercados de capitais de mais de cem países, com mandato até 2014. Doherty, que assumiu a cadeira na mesma data, representa a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) — da qual é superintendente executivo de supervisão de mercados — e, de maneira mais extensa, o País, pois conta com o apoio da BM&FBovespa e da Cetip, que também compõem o SROOC.

“A principal responsabilidade desse comitê é fornecer treinamento e auxiliar na formação de supervisores de mercados emergentes”, explica Doherty. Teoricamente, esses são os locais menos avançados nesse campo, excetuando-se o Brasil, que tem boa reputação, especialmente, na área de fundos de investimento. “Podemos contribuir muito com nossa experiência em regular a liquidez e a precificação de ativos”, pontua o executivo. A partir de agora, o comitê também terá a função de participar, de maneira permanente, dos diversos grupos técnicos da Iosco, que têm como tarefa definir as diretrizes regulatórias reproduzidas mundo afora. “Queremos atuar de forma proativa, colaborando com as discussões e influenciando a regulação. A vantagem é nosso conhecimento e nossa proximidade com o mercado”, esclarece Doherty. Segundo ele, dos mais de 70 membros do SROOC, 45 são ligados a bolsas de valores.

Uma das necessidades atuais da direção da Iosco é suporte para determinar a disciplina mais apropriada para as operações de alta frequência, prática de negociação superveloz acusada de incentivar a especulação e a volatilidade dos mercados. Doherty conta que seu grupo fará, nesta primeira etapa, um levantamento de como as diversas bolsas de valores tratam a questão para entregar, além de dados, algumas recomendações para o corpo diretivo da organização.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Iosco Anbima autorreguladores Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
A mancha persiste
Próxima matéria
Curtindo o Brasil



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
A mancha persiste
Em janeiro, a eleição de Josué Gomes da Silva, filho do ex–vice–presidente da República José Alencar e presidente...