Entidades buscam maior transparência em assembleias



A Shareholder Communications Coalition, organização composta de cinco entidades –– Business Roundtable (BRT), National Association of Corporate Directors (NACD), National Investor Relations Institute (Niri), Securities Transfer Association (STA) e Society of Corporate Secretaries & Governance Professionals (SCSGP) ––, lançou, no dia 29 de outubro, uma campanha para aperfeiçoar a participação dos acionistas nas assembléias. Fazem parte dos esforços a criação de um website (www.shareholdercoalition.com) que mostrará os desafios em torno da questão e uma mobilização global para a revisão do atual sistema de voto por procuração (proxy voting).

De acordo com a coligação, a revisão das normas torna-se cada vez mais necessária diante de uma série de práticas abusivas resultantes de aluguel de ações e do uso de derivativos complexos que disfarçam a presença de investidores. Uma das reclamações dirige-se aos hedge funds que usam esses mecanismos para ampliar participações sem chamar a atenção e, a partir daí, influenciar o processo de votação.

Para Jeffrey Morgan, CEO do Niri, os avanços legais dos últimos anos, como a Sarbanes-Oxley, aumentaram a transparência do mercado financeiro. “No entanto, as regras de proxy estão em vigor há décadas. Agora é o momento de promover alterações que melhorem a capacidade de a empresa identificar os seus acionistas e se comunicar com eles”, disse.

A coligação também acredita que as práticas sobre votos por procuração estão desatualizadas. “A boa prática de governança corporativa exige que seja assegurada a integridade do processo de voto por procuração e a eficiência da comunicação entre empresas e acionistas”, comentou John Castellani, presidente do BRT.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui >

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  mercado internacional EUA Assembléias Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Fundos hedge registram pior mês dos últimos dez anos
Próxima matéria
Procurador questiona bancos que mantém salários elevados



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Fundos hedge registram pior mês dos últimos dez anos
Dados divulgados no dia 28 de outubro pela firma de pesquisas Hedge Fund Research apontam o pior desempenho mensal dessa...