Corretoras aumentam a cobertura de small caps



Do universo de empresas listadas em bolsa, aproximadamente 290 não são cobertas por relatório de análise fundamentalista, de acordo com a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec). São companhias com modesta capitalização que, sem um acompanhamento dos analistas, penam para ganhar liquidez. Mas esse quadro pode começar a mudar com a adoção de práticas como as anunciadas pela Fator. Em setembro, a corretora divulgou ao mercado que deixaria de lado a cobertura de blue chips. A partir de agora, fará relatórios de análise apenas de companhias com valor de mercado inferior a R$ 10 bilhões que contem com o acompanhamento permanente de menos de 10 casas (segundo análise da Bloomberg) e despertem o interesse de seus clientes.

Há quem tenha percebido o potencial desse filão há mais tempo. Criada em 2009 com o intuito de preencher lacunas no estudo fundamentalista de small e mid caps brasileiras, a Empiricus Research começou cobrindo 40 empresas. Hoje, esse número chega a cem. Para Rodolfo Amstalden, analista da Empiricus, a produção de relatórios sobre small caps é um “nicho a ser ocupado no Brasil”. “O BNDES vem aumentando o foco nas pequenas empresas, então, há uma demanda gigantesca pela cobertura delas”, diz.

A Coinvalores também está atenta a esse nicho. Ampliou sua cobertura de small e mid caps de 26 para 49 empresas entre 2009 e 2012. Na opinião de Marco Aurélio Barbosa, analista-chefe da Coinvalores, transparência é o ponto-chave para essas companhias ganharem cobertura. “Desde o ano passado, notamos que as corretoras têm mostrado um interesse maior por empresas pequenas e médias”, comenta Gabriela Las Casas, gerente de relações com investidores da Providência, uma das companhias no radar da Coinvalores.

Neste ano, Apimec e BM&FBovespa firmaram um convênio que visa a incentivar todas as small caps a terem cobertura de instituições especializadas. A Apimec é a responsável legal pelo processo de seleção e sorteio das corretoras e consultorias independentes interessadas em produzir os relatórios. Desde julho, quando o convênio foi firmado, nenhuma empresa procurou a Apimec para solicitar a cobertura.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  small caps Apimec Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Iniciativa louvável
Próxima matéria
Entidades se reúnem para disseminar relatório integrado



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.