Petrobras adia divulgação do balanço do terceiro trimestre

13/11/2014

Contabilidade e Auditoria / Seletas / 13 de novembro de 2014
Por 


(Atualizada no dia 14/11/2014)

A Petrobras confirmou ao mercado que não arquivará suas demonstrações financeiras relativas ao terceiro trimestre no prazo determinado pela CVM, que termina nesta sexta, dia 14. O motivo é a Operação Lava Jato, conduzida pela Polícia Federal. Sem o resultado das investigações, a PwC, sua auditora externa, não dará seu aval ao balanço. Com isso, a Petrobras adotará um calendário alternativo de divulgação de informações. No dia 17 de novembro, às 11 horas, apresentará seus resultados operacionais. A estimativa é divulgar o balanço do trimestre até 12 de dezembro, mas ainda sem a revisão da auditoria.

“Em decorrência do tempo necessário para se obter maior aprofundamento nas investigações em curso pelos escritórios contratados; proceder aos possíveis ajustes nas demonstrações contábeis com base nas denúncias e investigações relacionadas à ‘Operação Lava Jato’; e avaliar a necessidade de melhorias nos controles internos, a companhia não está pronta para divulgar as demonstrações contábeis referentes ao terceiro trimestre de 2014”, relatou a Petrobras, no comunicado divulgado na noite do dia 13.

Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, o atraso se deve, primeiro, à decisão da PwC de não assinar o balanço sem que as investigações fossem feitas. Nos dois últimos exercícios, o formulário de referência da Petrobras já indicava a necessidade de ajustes em seus controles internos, apesar de as falhas não terem impactado a publicação dos dados financeiros. No documento mais recente, a empresa disse que a auditoria identificou “deficiência significativa nos controles sobre os acessos críticos a sistemas de informação”. No formulário referente ao ano de 2013, constatou-se “deficiência significativa nos procedimentos realizados no teste de impairment de investimentos em coligadas”.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Petrobras demonstração financeira balanço Operação Lava Jato Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Um auditor cheio de bossa
Próxima matéria
A arte de ser relevante




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Um auditor cheio de bossa
Imagine descobrir que o responsável por organizar o golfe olímpico brasileiro é a mesma pessoa que concebeu um dos mais...