Consultoria propõe novo comitê para conselhos



Uma das missões do conselho de administração é maximizar o retorno do investimento, buscando sempre gerar valor para a companhia. Ciente da relevância dessa atribuição, a MZ Consult, empresa de consultoria em Relações com Investidores (RI), criou, em junho, um modelo de comitê de geração de valor, que passará a ser sugerido a seus clientes.

“Tem muita empresa que não tem essa cultura. Muitas abriram o capital recentemente e ainda não conseguem entender como o mercado pensa e reage às estratégias de longo prazo que ela define”, explica Bruno Rampazzo, client executive da MZ Consult.
O comitê é subordinado ao conselho de administração e tem como uma de suas principais funções ajudar os administradores a entender o impacto de suas decisões no preço das ações. O executivo deu o exemplo do Grupo Gerdau Empreendimentos — holding da família controladora — que, em 2006, causou polêmica ao cobrar royalties pela marca de 0,6% sobre a receita líquida do grupo.

“Se a empresa tivesse um comitê de geração de valor, haveria imediatamente o alerta de que a perda no valor de mercado seria muito maior que os ganhos em fluxo de caixa”, explica Rampazzo. Em três dias, os papéis preferenciais da Gerdau despencaram 8,2% e obrigaram a família a voltar atrás na decisão.

Diminuir o “gap” de valor das ações — diferença entre quanto os executivos acham que a companhia vale e quanto o mercado se dispõe a pagar — será outra atribuição importante do comitê. Ele deverá identificar o tamanho dessa diferença, detectar em que a empresa está errando e melhorar as práticas, até reduzi-la substancialmente. A MZ ainda não instalou nenhum comitê desse tipo, mas, segundo o executivo, existem vários interessados em investir na ideia.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui >

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Governança Corporativa conselho de administração Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
SulAmérica reformula comunicação após o IPO
Próxima matéria
No escurinho da piscina



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
SulAmérica reformula comunicação após o IPO
Desde que abriu seu capital, em outubro do ano passado, a SulAmérica percebeu a necessidade de mudar o relacionamento com o público...