O movimento ainda é incipiente. Mas a preocupação de algumas companhias em reunir maior quórum de acionistas em suas assembleias começou a mostrar resultados. Com o capital pulverizado em mercado, a fornecedora de planos odontológicos Odontoprev obteve um quórum de 65% do capital votante na assembleia geral ordinária (AGO) deste ano, um recorde. Em períodos anteriores, a presença de acionistas dificilmente superava 50%.
Segundo José Roberto Pacheco, diretor de relações com investidores, uma das razões para o aumento de interesse é a mudança no perfil dos acionistas, que passou a contar com mais investidores locais focados no longo prazo. “Neste ano, os próprios gestores participaram da assembleia, que durou três horas. Antes, esses encontros não passavam de 20 minutos”, compara.
Outras companhias aderiram ao uso de sistemas on-line para atrair mais acionistas. A Bematech resolveu experimentar o serviço oferecido pela consultoria MZ Consult, que permite o cadastro prévio dos acionistas e o envio de procuração pela internet.
O recurso evitaria as despesas com o deslocamento até Curitiba (PR), onde fica a sede da fornecedora de soluções em automação comercial. Mas a primeira experiência não foi das melhores. A presença foi insuficiente diante da necessidade de quórum qualificado. A companhia teve de partir para a segunda convocação, quando somente 7,5% dos acionistas com direito a voto participaram. As perspectivas, contudo, parecem positivas. Depois da AGO, os investidores da Bematech se encorajaram e, hoje, 20,1% do capital votante da empresa está apto a votar pela procuração eletrônica (dentre eles, um fundo estrangeiro). “Este é um caminho sem volta”, garante Marcel Malczewski, presidente da Bematech.
Acionistas de outras companhias seguiram o mesmo caminho. Segundo a MZ, cerca de 250 investidores ingressaram no sistema depois da assembleia da Bematech, totalizando 600 cadastrados. A Natura também ofereceu o serviço na assembleia deste ano, e a Totvs estuda a possibilidade de estrear ainda em 2009. Para a temporada de assembleias do ano que vem, a expectativa é otimista. “Temos pelo menos seis companhias que oferecerão o nosso sistema nos próximos encontros”, garante Arleu Anhalt, sócio da Firb, outra consultoria que provê o serviço.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui