Nos Estados Unidos, já é comum departamentos de Relações com Investidores (RI) de grandes companhias — como a Dell e a Google — lançarem seus blogs oficiais. Através deles, as empresas estabelecem um canal de alta interatividade com o público investidor, seja para contar novidades corporativas relevantes ou para responder a perguntas, elogios e críticas.
No Brasil, a única empresa que havia chegado perto dessa idéia era a Tecnisa, que usava o seu blog corporativo também para discutir temas de RI. No começo de agosto, foi a vez da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI), que inovou ao lançar um blog específico para a área. “A idéia é tornar o processo de comunicação da empresa com o mercado mais ágil e informal, abrindo espaço para que os stakeholders também possam se manifestar”, conta Fernando Bergamin, gerente de RI e principal autor do blog.
O executivo garante que, dentro do escopo das informações públicas que o RI pode comunicar, o espaço estará sempre aberto. “Só não comentamos informações que envolvam outras empresas ou informações futuras”, conta.
E como se comportar diante de saias-justas? O blog já se deparou com alguns comentários bastante ácidos. Em 28 de agosto, um internauta descarregou seu arsenal de críticas à CCDI, afirmando ser “lamentável que uma empresa que julga ser top no mercado apresente um desempenho tão medíocre quanto o desse trimestre”. O investidor ainda sugeriu à companhia a recompra de ações, em vez de tentar adquirir empresas do setor. Bergamin não deixou o internauta sem resposta. “Desde que haja respeito, o investidor pode e deve criticar”, diz o executivo.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui