Carga pesada (Santos Brasil)

Mudanças na estrutura portuária brasileira desafiam empresa de logística

Captação de recursos/Alta & Baixa/Edição 125 / 1 de janeiro de 2014
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Qual é a demanda pelos serviços da Santos Brasil? Essa é a grande dúvida do mercado financeiro sobre a empresa de logística e movimentação de contêineres, cuja ação caiu 37,7% entre o início do ano e 16 de dezembro.

O ponto de interrogação também domina a negociação entre a empresa e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que administra o porto de Santos. A concessão do maior terminal para a Santos Brasil vai até 2022, mas pode ser prorrogada até 2047 se ela investir R$ 800 milhões para expandir o cais nos próximos quatro anos. O entendimento — ou o seu fracasso — promete definir as tintas dos balanços da companhia no médio prazo. A Santos Brasil resiste, pois “não concorda com as estimativas da Codesp para o aumento da demanda no porto”, diz o analista-chefe da Coinvalores, Marco Aurélio Barbosa.

O aumento da carga movimentada pelos portos brasileiros deve ser de 4% em 2013, bem abaixo da projeção de 7% feita por analistas no início do ano. Além disso, problemas como as obras de dragagem no terminal de veículos em Santos fizeram a participação do Sudeste no volume nacional de cargas cair de 53% para 48% no terceiro trimestre. Esse panorama deve se manter, com o crescimento dos portos do Norte e do Nordeste, resultante do esforço que o governo federal tem feito para combater o custo Brasil. Exemplo disso é a recente concessão dos trechos da BR-163 que atravessam o Centro-Oeste. A rodovia corta o interior do Brasil de norte a sul.

A Santos Brasil é uma das empresas mais afetadas pelo contexto adverso. Houve um decréscimo de 17,7% na movimentação dos seus contêineres em outubro, conforme os analistas Fernando Abdalla e Carlos Louro, do J.P. Morgan. Eles lembram, entretanto, que a companhia ainda movimenta 53% dos contêineres de todo o porto.

Outra adversidade deve ser a concorrência crescente, que pressionará as margens de lucro. Em 9 de dezembro, a Secretaria Especial de Portos autorizou a construção dos primeiros terminais de uso privado (TUPs), portos administrados por empresas particulares.

Segundo projeções dos analistas Sami Karlik e Rodrigo Olivares, da Votorantim Corretora, o terminal da Santos Brasil levará de 5 a 12 anos para atingir 80% da capacidade. Nesse ponto, o volume se equilibrará, ou seja, a companhia se tornará sustentável no seu negócio principal. Enquanto isso, a Santos Brasil seguirá buscando completar o seu faturamento com outros tipos de serviço, como cabotagem e transbordo. São atividades de margens e ganhos menores, o que afeta o desempenho do papel. De novo, a questão será a demanda.


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Tags:  CAPITAL ABERTO mercado de capitais J.P. Morgan Coinvalores Votorantim Corretora Santos Brasil logística movimentação de contêineres Companhia Docas do Estado de São Paulo Codesp porto de Santos Maroc Aurélio Barbosa BR-163 TUP Encontrou algum erro? Envie um e-mail



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