Os bancos médios tinham tudo para estar mal na bolsa. O desaquecimento da economia estremeceu as concessões de crédito, principal nicho de atuação dessas instituições. Uma análise da cotação de nove bancos médios negociados em bolsa (Indusval, Panamericano, Paraná, Pine, ABC Brasil, Bicbanco, Sofisa, Daycoval e Banrisul), contudo, mostra que os investidores parecem estar confiantes na resiliência dessas instituições.
Entre 1º de janeiro e 16 de setembro, os cinco últimos registravam alta no pregão, com destaque para os papéis de ABC Brasil, Banrisul e Sofisa, cuja valorização ultrapassava 20%. Na ponta oposta, com baixa significativa, estão as ações de Pan e Indusval que, nesse mesmo período, amargavam queda de, respectivamente, 36% e 29%.
A diferença pode ser explicada pelo modelo de negócio adotado por cada instituição. Saem na frente aquelas voltadas à oferta de crédito para o segmento corporate — de grandes e médias empresas — ou com atuação diversificada. Na próxima edição da revista, saiba mais sobre as perspectivas para os bancos médios.
Quer continuar lendo?
Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X
Ja é assinante? Entre aqui >
Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!
Participe da Capital Aberto: Assine Anuncie
Tags: bolsa de valores Panamericano BicBanco Indusval Pine bancos médios ABC Brasil Daycoval Parana Sofisa Encontrou algum erro? Envie um e-mail
Comentários