O setor bancário dos Estados Unidos apresentou, pela primeira vez nos últimos cincos anos, declínio no lucro anual. Os dados são da Federal Deposit Insurance Corp (FDIC), agência independente criada pelo governo americano. A redução registrada em 2014 resulta da diminuição de receitas provenientes de hipotecas e de custas judiciais superiores.
De acordo com a FDIC, a grande maioria dos 6.509 bancos do país relatou aumento de lucro em 2014. Em sete das dez maiores instituições financeiras, entretanto, a última linha do balanço foi menor que a do ano anterior. Como consequência, o lucro líquido total da indústria ficou abaixo do nível de 2013 em US$ 1,7 bilhão, fechando em US$ 152,7 bilhões.
A queda ilustra o abalo sofrido pelos maiores bancos americanos após a turbulência financeira de 2008. Desde então, as instituições financeiras têm precisado se adaptar a novas regras que, em alguns casos, as impedem de operar em determinados nichos de negócio. Além disso, algumas ainda tentam resolver pendências judiciais da época da crise.
Quer continuar lendo?
Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X
Ja é assinante? Entre aqui >
Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!
Participe da Capital Aberto: Assine Anuncie
Tags: Estados Unidos CAPITAL ABERTO mercado de capitais Bancos lucro queda Encontrou algum erro? Envie um e-mail
Comentários