Balanço com erro pode levar a devolução de salário

Captação de recursos / Internacional / Edição 144 / 1 de agosto de 2015
Por 


balanco-com-erroÉ bom os executivos americanos pensarem duas vezes antes gastar tudo o que ganham. A Securities and Exchange Commission (SEC) está propondo a criação de regras de listagem nas bolsas de valores, exigindo a devolução dos salários, em caso de recebimentos com base num registro contábil equivocado. Pelas regras atuais, a devolução ocorria somente se o número for fraudado.

A regra valerá também para a remuneração dos executivos baseada no preço das ações ou no retorno total para o acionista, afirmou a SEC. O regulador quer que as companhias recuperem qualquer pagamento em excesso concedido a executivos nos três anos anteriores à apresentação do balanço corrigido pela companhia. A devolução, ressalta, deverá ser feita por todos os beneficiados, independentemente de quem seja a culpa. “As regras propostas resultarão numa maior responsabilização e em maior foco na qualidade dos relatórios financeiros, o que beneficiará os investidores e o mercado”, argumenta Mary Jo White, presidente da SEC. Se a norma for aprovada, as empresas listadas terão de preparar políticas de devolução de pagamento e divulgá-las em seu relatório anual.

Ilustração: Marco Mancini/Grau 180.com




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  SEC CAPITAL ABERTO mercado de capitais salário Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Ativismo promete crescer pelo sexto ano seguido
Próxima matéria
Prisioneiros de um papel



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Ativismo promete crescer pelo sexto ano seguido
O número de empresas que receberam pedidos públicos de procuração de hedge funds ativistas aumentou 23% no primeiro semestre...