Calpers amplia investimentos em private equity

Gestão de Recursos/Internacional/Temas/Edição 71 / 1 de julho de 2009
Por , , e


O California Public Employees’ Retirement System (Calpers), fundo de pensão dos funcionários públicos da Califórnia, anunciou, em junho, mudanças nos limites de alocação por classe de ativo. A fundação reduziu a meta de aplicação em ações e, em contrapartida, elevou os percentuais destinados a investimentos alternativos (private equity) e renda fixa. A medida deveu-se aos impactos da crise financeira em seu portfólio. “Essa não é uma estratégia para o longo prazo”, ressalvou George Diehr, presidente do comitê de investimento do Calpers.

A meta de investimentos em private equity passou de 10% para 14% da carteira, que hoje totaliza US$ 183 bilhões. O limite global de aplicação em ativos de renda fixa atingiu 20%, ante 19%. Já os investimentos em ações foram reduzidos de 56% para 49%. Alocações em imóveis e ativos ligados à inflação permaneceram estáveis em 10% e 5%, respectivamente. Os limites não são estáticos. Devido à volatilidade do mercado, os percentuais de alocação em private equity, renda fixa e imóveis podem oscilar 5% para mais ou para menos; e ativos ligados à inflação variam de 2% a 5%. Isso significa que, no caso do private equity, o centro da meta é 14% — apesar de o fundo ter permissão para destinar entre 9% e 19% de seus recursos à modalidade.

De acordo com o Calpers, um dos maiores investidores institucionais do mundo, a tendência de alocação sinalizada será detalhada na sua nova política de investimento. A previsão é divulgá-la no primeiro semestre de 2010, com vigência no período de 2011 a 2013.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui >

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  private equity Calpers Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Investidores querem mais informações sobre ESG
Próxima matéria
Say on pay provoca mudanças nos ganhos dos CEOs britânicos



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Investidores querem mais informações sobre ESG
Sete dos dez principais gestores e investidores institucionais — que, juntos, possuem US$ 130 bilhões aplicados em mercados...