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Nos EUA, techs fazem novas ofertas após estreias de sucesso
Quase metade dos follow-ons ocorreram em até 180 dias depois dos IPOs 
  • Redação Capital Aberto
  • novembro 14, 2018
  • Bolsas e conjuntura, Internacional
  • . Apple, follow-on, Spotify, Oracle, Dropbox
Nos EUA, techs fazem novas ofertas após estreias de sucesso

Ilustração: Rodrigo Auada

Algumas gigantes tradicionais do segmento de tecnologia, como Apple e Oracle, recentemente recompraram um total de 115 bilhões de dólares em ações de sua própria emissão. O movimento poderia até configurar uma tendência, mas para as mais novas do setor o momento é de emissão de novos papeis, reporta The Wall Street Journal. Nos primeiros dez meses deste ano, 44% dos follow-ons feitos nos Estados Unidos aconteceram até 180 dias depois dos respectivos IPOs, e muitos deles vieram de empresas de tecnologia que resistiram à listagem por um longo período.

Também, pudera: essas companhias começaram tímidas, vendendo apenas 17% do capital, em média. E então viram suas ações valorizarem-se em média 22%, ante 1,4% de alta do índice S&P500 e de 9,9% do índice específico de empresas de tecnologia. Entre as estreantes de sucesso estão o serviço de streaming de músicas Spotify e a empresa de armazenamento e compartilhamento de dados Dropbox.

O ano de 2018 tem sido relativamente positivo para IPOs nos Estados Unidos, embora ainda eles ainda estejam longe do auge: até agora chegaram ao mercado 212 companhias, que levantaram 57 bilhões de dólares, sendo 50 do setor de tecnologia (captação de 19,7 bilhões de dólares). Muitas empresas têm inclusive usado a bolsa como uma maneira de se valorizar antes de uma aquisição. A plataforma de mensagens corporativas SendGrid, por exemplo, estreou na bolsa no fim de 2017 avaliada em 672 milhões de dólares e seis meses depois valia 1,05 bilhão de dólares. No mês passado, ela foi adquirida pela Twilio por 2 bilhões de dólares.

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