O mercado de capitais no Brasil vive tempos conturbados. Os investidores estão cada vez mais seletivos na busca de informações.
Atualmente, questões como liquidez, estrutura de capital, inadimplência e dívidas em moeda estrangeira das companhias são abordadas de forma detalhada pelo mercado. Notícias veiculadas na imprensa — principalmente as ruins — são base para perguntas e mais perguntas dos analistas que acompanham as empresas. Estamos hoje em meio a um círculo vicioso!
Cada companhia aberta está em seu próprio estágio de desenvolvimento gerencial, financeiro e operacional. Assim, é imperativo que o relacionamento com o mercado de capitais e a comunicação sempre reflitam a identidade empresarial e o momento da empresa, seja positivo ou negativo.
Um histórico de comunicação consistente, que mostre a valorização da transparência e uma abordagem sem surpresas de aspectos bons e ruins da gestão, surpreende os investidores de maneira favorável. A comunicação é, portanto, um ativo relevante na construção da imagem de uma companhia aberta, principalmente em tempos bicudos como o atual. Ela deve ser transparente, acessível, equitativa e democrática, de maneira que informe e perceba as necessidades dos investidores em todas as conjunturas. Ativos intangíveis — como marca, reputação e credibilidade — são diferenciais importantes em qualquer momento da história da empresa, mas são fundamentais em momentos de crise.
Cabe destacar que a competição pelo dinheiro dos investidores ocorre em escala global. São milhares de companhias listadas na Bolsa de Nova York (NYSE) e na Bolsa de Londres, que competem com menos de 380 companhias listadas na BM&FBovespa pelo capital de investidores de todo o mundo.
O dinamismo, ou a montanha-russa, do mundo das finanças deve ser sempre acompanhado por uma evolução qualitativa na comunicação das companhias.
Geraldo Soares ([email protected]) é presidente do conselho de administração do Ibri e superintendente de RI do Itaú Unibanco
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