A Bolsa de Valores de Xangai (Shangai Stock Exchange – SSE) lançará oficialmente, no primeiro dia de negociação de 2008, um índice destinado a empresas com boas práticas de governança corporativa denominado “SSE Corporate Governance Sector”. Segundo a instituição, o objetivo da iniciativa é aperfeiçoar os mecanismos de boas práticas das empresas chinesas e promover o desenvolvimento saudável dos mercados de capitais. A avaliação será feita com base em quatro categorias de indicadores: conformidade operacional, comportamento dos acionistas, comportamento dos executivos e conselheiros e disclosure das informações.
O processo de seleção das companhias que vão compor o índice será dividido em duas etapas. O primeiro é um trabalho de auto-avaliação e o segundo, o julgamento dos resultados por um comitê composto por representantes de diferentes agentes do mercado, como bancos de investimento, agências de rating de crédito, centros de pesquisa e investidores institucionais, entre outros. A SSE adotou, portanto, o princípio da aplicação voluntária, pelo qual as empresas mais interessadas no tema vão apreciar suas próprias práticas de governança. O público externo também será motivado a analisar as companhias.
Todo o material relativo à avaliação das companhias será publicado no website da bolsa para consulta e comentários do público em geral. Para a primeira versão do índice, a SSE recebeu questionários preenchidos por 255 empresas interessadas. Após a análise do grupo de especialistas, a relação foi reduzida para 199. As companhias que farão parte do indicador no primeiro ano possuem uma capitalização de mercado de cerca de US$ 1,6 trilhão, correspondente a 50,7% do total de ações classe A listadas na bolsa chinesa. A carteira de empresas será revista anualmente e não há limite no número de participantes.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui