Bolsa da Malásia forma empresas para futuro índice de sustentabilidade

Captação de recursos/Bimestral/Internacional/Temas/Edição 88 / 1 de dezembro de 2010
Por 


A Bolsa da Malásia lançou um programa de educação sobre princípios sociais, ambientais e de governança (ESG, na sigla em inglês) para suas companhias listadas. O objetivo, no longo prazo, é prepará-las para figurar num índice de ações de empresas sustentáveis, similar ao ISE da BM&FBovespa.

Dentre as iniciativas do projeto, está a criação de um portal e de um guia de sustentabilidade empresarial. Além de mostrar os benefícios da adoção voluntária dos princípios ESG, o site e a cartilha oferecem dicas práticas de como engajar o conselho e os investidores nesse processo. No portal, estão disponíveis estudos de caso divididos por setor e uma lista de incentivos fiscais oferecidos pelo governo a empresas que buscam um crescimento sustentável. “Nosso programa é um elemento fundamental para a construção de um mercado de capitais mais íntegro e qualificado”, diz Tun Mohamed Dzaiddin Haji Abdullah, chairman da Bolsa da Malásia.

A expectativa é que o programa também incentive as companhias do país a integrarem o Carbon Disclosure Project (CDP), lançado em 2000. Essa iniciativa incentiva empresas do mundo todo a medir e revelar as suas emissões de gases de efeito estufa. Em 2009, 17 empresas da Malásia foram convidadas a participar do CDP, mas apenas uma aceitou fazer parte do programa. O país é um dos maiores emissores de gases causadores do efeito estufa.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  mercado internacional Bolsa de valores Sustentabilidade e Responsabilidade Social Ásia Práticas de sustentabilidade Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
FSA vai gravar conversas por celular com investidores
Próxima matéria
Ativismo deve crescer entre os acionistas no próximo ano



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
FSA vai gravar conversas por celular com investidores
A Financial Services Authority (FSA), órgão regulador do mercado de capitais britânico, estará de ouvidos atentos às conversas...
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}