Bolsa chinesa terá mercado para pequenas e médias empresas



No começo de março, a Bolsa de Valores de Shenzhen (SZSE), uma das três maiores da China, anunciou que está pronta para lançar seu mercado para crescimento de empresas (GEM, sigla de growth enterprise market), nos moldes da norte-americana Nasdaq. Após oito anos de preparação para entrar nesse segmento, o anúncio oficial foi feito por Chen Dongzheng, chairman da Bolsa de Shenzhen e membro do comitê nacional do Chinese People’s Political Consultative Conference, durante uma entrevista ao Shanghai Securities News, jornal da agência de notícias do governo chinês, a Xinhua. O lançamento depende apenas de sinal verde oficial.

Pesquisas conduzidas pela SZSE e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia indicam que o cenário das pequenas e médias empresas chinesas melhorou muito nos últimos oito anos. Destacadamente as especializadas em tecnologia, segundo Dongzheng, representam uma força econômica poderosa e uma fonte independente de inovação. Um dos próximos focos de atenção para a economia chinesa será como o mercado de capitais vai reagir ao rápido crescimento dessas empresas e à diversificação de investimentos criada a partir de novas oportunidades econômicas.

Com perfis bem diferentes, as bolsas de Shenzhen e de Hong Kong estão buscando mais integração. Shenzhen, cidade da província de Guangdong, no sul do país, é uma região que atrai rápidas transformações econômicas. Sua bolsa, dominada por investidores locais de classe média, é mais volátil. Já Hong Kong tem forte presença de investidores estrangeiros. O chairman da Bolsa de Shenzhen acredita que há um grande potencial de colaboração entre as duas, apesar do longo caminho de esforços regulatórios necessários para atingir esse objetivo.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui >

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  mercado internacional Emergentes SZSE Bolsa chinesa Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Além dos Brics
Próxima matéria
Nyse fecha parceria com bolsa árabe para novos negócios



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Além dos Brics
É bom nos acostumarmos a olhar para oportunidades econômicas em outros países, como Vietnã e Filipinas. Essa é a conclusão...