BDRs não patrocinados ganham novo índice

Enquanto o mercado de BDRs patrocinados não decola, a BM&FBovespa tem apostado todas as suas fichas nos recibos não patrocinados. Em setembro, a Bolsa iniciou o cálculo e a divulgação do novo Índice de BDR Não Patrocinado: o Global (BDRX), que terá sua carteira composta dos 70 recibos listados atualmente na Bolsa, a maioria de empresas norte-americanas. A ideia é prover um indicador de referência para os administradores de carteira, já que não é permitida a criação de ETFs para papéis de empresas estrangeiras.

O investimento direto em BDRs não patrocinados da Apple, Disney, Microsoft, Pfizer ou AT&T, dentre outros, está disponível somente para o investidor qualificado (pessoas físicas e jurídicas com investimentos financeiros superiores a R$ 1 milhão). Outra forma de investir nesses ativos é por meio de fundos de investimentos — o administrado pela Bradesco Asset Management (Bram), por exemplo, exige um aporte mínimo inicial de R$ 10 mil. “Nossa carteira é formada, hoje, por 28 papéis de empresas americanas dos setores de tecnologia, farmacêutico, petróleo, bancos e varejo, e outros”, diz Joaquim Levy, diretor-superintendente da Bram. Ele considera natural que a redução das taxas de juros no Brasil e um cenário menos hostil no exterior estimulem, como já aconteceu em outros países, a diversificação das aplicações.

A captação do fundo de BDRs da Bram foi iniciada logo depois do carnaval. Levy espera que o veículo feche o ano com um patrimônio líquido de R$ 50 milhões — hoje, são cerca de R$ 19 milhões. O diretor está animado com a possibilidade, aberta em 2011 pela CVM, de as fundações comprarem esse tipo de ativo. (José Carlos de Oliveira)


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