
Ilustração: Julia Padula
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou na última quarta-feira, 19 de fevereiro, a Deliberação 809, que determina duas mudanças relacionadas ao registro de ofertas públicas, em caráter experimental. A primeira elimina a proibição de concessão de registros nos 16 dias que antecedem a divulgação de informações financeiras das companhias, as chamadas “janelas de mercado”, para todas as ofertas que seguem a Instrução 400. A segunda estabelece a possibilidade de análise reservada das informações de empresas em pedidos de registro de ofertas públicas de ações, para se evitar a exposição negativa da companhia. Atualmente, os pedidos de registro ficam disponíveis ao público.
18.02
– Grupo SBF, dono da Centauro, entra com pedido de registro de companhia aberta na CVM.
19.02
– Direção mundial da Ford anuncia o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos caminhões e um modelo de carro. Cerca de 3 mil funcionários diretos serão demitidos. No Brasil, a montadora manterá apenas a fábrica de Camaçari, na Bahia.
20.02
– Em recuperação judicial, Avianca encaminha ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedido de suspensão da liminar que permite à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) retirar a licença de aviões na hipótese de algum credor da companhia solicitar, conforme informação publicada pelo jornal O Globo.
– Vale pagará, durante pelo menos um ano, o equivalente a um salário mínimo para cada morador da cidade mineira de Brumadinho e de outras cidades na região do Rio Paraopeba, segundo anúncio do promotor do Ministério Público Estadual de Minas Gerais, André Sperling. Além disso, a companhia vai arcar com a transferência de pessoas que vivem perto da barragem do Complexo de Vargem Grande, no município mineiro de Nova Lima.
21.02
– Vale fecha primeiro acordo com um familiar afetado pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG). O montante, de 300 mil reais, será pago à filha de um ex-funcionário e é referente a danos morais e a quitação de obrigações.
– Grupo Pão de Açúcar (GPA) anuncia que seu conselho de administração aprovou a venda de 40 milhões de ações ordinárias da Via Varejo, volume que corresponde a 3,09% do capital da companhia. O GPA controla a Via Varejo e, com a mudança, passará a deter 36,27% de suas ações.
– BTG Pactual lança token baseado em blockchain ReitBZ (RBZ), que representará investimentos em propriedades do mercado imobiliário brasileiro, a ser oferecido a investidores baseados em qualquer parte do mundo, com exceção de Brasil e Estados Unidos.
– Ações da Nike na Nyse fecham em queda de 10,05% após um tênis de estrela do basquete universitário americano, Zion Williamson, da Duke University, romper inadvertidamente em uma partida na noite anterior. O rasgo do calçado provocou queda do atleta, que lesionou o joelho.
22.02
– Embraer divulga que 99% das ações que votaram via boletim de voto a distância em assembleia aprovaram a parceria da companhia de aviação com a Boeing.
– Gol trabalha em uma nova operação para incorporação da controlada Smiles, que a fará migrar para o Novo Mercado da B3 e estabelecerá um controle minoritário para o grupo. Com a mudança, a família Constantino perde o controle majoritário do grupo, mas continua no comando da companhia por deter participação relevante do capital, conforme noticiou o jornal Valor Econômico.
Quer continuar lendo?
Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X
Ja é assinante? Entre aqui >
Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!
Participe da Capital Aberto: Assine Anuncie
Tags: CVM Vale Instrução 400 BTG Pactual Grupo Pão de Açúcar Avianca Nike Encontrou algum erro? Envie um e-mail
Comentários