Presente de Natal da CVM

6/1/2014

Sem categoria / 29 de dezembro de 2013
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


Geraldo Soares*/ Ilustração: Julia Padula

Gostaria de parabenizar a CVM pelo presente de Natal que deu ao mercado, com a publicação do Planejamento estratégico: Construindo a CVM de 2023. Iniciativas como essa são fundamentais para os agentes do mercado analisarem quais serão as prioridades da autarquia nos próximos anos, o que permite um debate construtivo sobre os objetivos traçados e possibilita que tenhamos uma visão de longo prazo.

Cabe ressaltar que a CVM fez um amplo debate com entidades e agentes do mercado, em que ouviu demandas e sugestões, sem pré-concepções, aberta às críticas e com respeito às opiniões contrárias. Agradeço o desprendimento dos profissionais do regulador para ouvir o mercado.

Sugiro a todos que leiam com atenção o documento disponibilizado no site da autarquia. São 15 objetivos estratégicos para os próximos dez anos. Pretendo, neste blog, abordar vários deles e, assim, abrir com vocês um debate democrático e construtivo. Nesse contexto, gostaria de começar com um tema caro para o mercado de capitais brasileiro: educação financeira.

No objetivo estratégico 13, lê-se: “Ter um papel de liderança na área de educação financeira, contribuindo para uma melhor compreensão pelos investidores dos benefícios e dos riscos associados aos produtos financeiros”. Várias foram as iniciativas nos últimos anos que morreram na praia, seja por mudança de gestão de agentes de mercado, seja por incompetência. Fico feliz ao ler que a CVM pretende liderar essa área, uma vez que, por ser o regulador de mercado, dotado de credibilidade institucional, pode arregimentar vários agentes em prol do objetivo comum.

A educação financeira em nosso país é ridícula, abaixo do nível da sarjeta. Mesmo profissionais de área de economia e administração não têm, em sua grande maioria, princípios básicos de educação financeira pessoal no currículo universitário. Todos são (virtuais) ministros da Fazenda, mas não conhecem o valor do dinheiro no tempo, nem sabem como sacrificar consumo hoje para gerar poupança para amanhã. Um exemplo ilustrativo disso é que algumas companhias abertas (como Gerdau e Itaú) têm cursos de educação financeira para seus funcionários, visto que a formação acadêmica não forneceu o básico de finanças.

Educação financeira ampla e disseminada gerará poupança, que dará origem a investimentos, tão necessários a nosso país. Evidente que demora décadas, mas temos que iniciar em algum momento.

Parabenizo a CVM por ambicionar a liderança do processo de educação financeira. Conte conosco nesse desafio!




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  CVM CAPITAL ABERTO mercado de capitais educação financeira Planejamento estratégico: Construindo a CVM de 2023 Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Avaliação do Valor de Empresas - Valuation
Próxima matéria
Voltando das férias “desagiado”...



2 comentários
Avatar

Jan 22, 2014

Excelente notícia.
Sem educação financeira não temos mercado, ela é a base da pirâmide, infelizmente no Brasil não faz parte da grade curricular do ensino fundamental diferentemente de outros páises.
A iniciativa privada necessita de parceiros para essa “luta” de levar um pouco de educação financeira para aqueles que necessitam e também para aqueles que fazem uso inadequado.
Que seja perene essa luta!
Abs

    Avatar

    Jan 23, 2014

    Fernando, estamos alinhados. O que considero importante nessa iniciativa é que a CVM se propoe a capitanear esse movimento. Uma autarquia respeitavél e com credibilidade como a CVM pode ajudar muito a unir os vários agentes de mercado nesse projeto de longo prazo. Obrigado pela participação! Abraços, Geraldo Soares



Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Avaliação do Valor de Empresas - Valuation
Quanto vale uma empresa? Como definir os direcionadores para maior valorização da empresa e ações? Qual a importância...
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}