O jornal Valor Econômico publicou em sua edição de 23 de setembro interessante matéria a respeito da evolução do Ibovespa em 5 governos.
O resumo é o seguinte, computando-se o retorno diário anualizado.
É difícil indicar conclusões desses números, pois, com uma equipe que privilegiava a economia de mercado, Fernando Henrique Cardoso teve desempenho muito discreto.Estatisticamente, também se verifica que a volatilidade vem diminuindo ao longo dos diferentes períodos (passou de 70,60%, com Collor, para 26,80%, com Dilma), o que poderia indicar maior maturidade de mercado.
No entanto, o governo Lula, de esquerda, foi o que teve o melhor desempenho — abaixo apenas de Itamar, quando tivemos o Plano Real. Nos oito anos corridos de Lula, o Ibovespa teve o melhor desempenho de todos os presidentes: uma valorização de 1.203%
Aliás, lembro-me muito bem: na campanha eleitoral que precedeu a eleição de 2002, Lula foi o único presidente a visitar a Bolsa.
Estão lembrados do bordão “Ninguém segura esse país”? Recordo que foi um desastre para a bolsa boa parte dos governos militares: do novo encilhamento, a partir de 1971, até 1975/1976, com a criação da Lei da S.As. e da CVM.
Portanto, nem sempre o comportamento da Bolsa está alinhado com as políticas presidenciais e, às vezes, existe uma defasagem entre o desempenho da economia e os índices de mercado.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui