Encerramento de um ciclo

17/2/2014

Sem categoria / 14 de fevereiro de 2014
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


Em 2005, eu e Haroldo Levy conversamos sobre a necessidade de melhorar a comunicação das empresas listadas em bolsa. Chamava a atenção que uma conhecida empresa brasileira fazia teleconferência somente em inglês e, pior, no padrão contábil americano!

Nesse bate-papo foi concebido o Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (Codim), sob dupla coordenação: Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri) e Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec). Na sua constituição inicial, havia 8 instituições e um membro observador, a CVM. Hoje, já são 12 entidades do mercado de capitais.

Fui um dos fundadores do comitê, trabalhando na sua coordenação durante nove anos. Creio ter sido um dos que ajudaram na consolidação dessa iniciativa inédita no mercado de capitais. Apesar de me identificar com o Codim, acreditar na relevância de suas orientações e admirar os que participam desse trabalho, tenho que ter a serenidade e a ponderação para saber o momento de encerrar um ciclo.

Igualmente é importante a renovação, originando novo ciclo de continuidade do comitê. Para a função de coordenador, o Ibri indicou Helmut Bossert, que tem vasta experiência no mercado de capitais, notadamente na área de relações com investidores. É, ainda, um profissional ilibado e de atuação reconhecida pelo mercado.

Ao longo destes anos, fizemos 16 pronunciamentos de orientação, promovemos 3 workshops e participamos de encontros e congressos do mercado de capitais. Agradeço muito a colaboração de todos os que trabalharam de forma voluntária para o comitê, visando criar um mercado mais transparente e, por consequência, crível.

Sugiro aos amigos blogueiros que visitem o site do Codim (www.codim.org.br) e conheçam seu relevante trabalho. Eu continuarei acessando e aprendendo.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  CVM Apimec CAPITAL ABERTO mercado de capitais Codim Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado Haroldo Ley Helmut Bossert Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Cuidado com quem fala (e no que acredita)
Próxima matéria
Novidade




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Cuidado com quem fala (e no que acredita)
Na edição de dezembro, contamos a história da RJCP. Para quem não conhece, aqui vai um breve resumo. Especializada na aquisição...