CVM avança na internet!

24/09/2013

Sem categoria / 19 de setembro de 2013
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Geraldo Soares*/ Ilustração: Julia Padula

Pessoal,

A nossa Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou em audiência pública uma instrução que possibilita que uma empresa divulgue seus fatos relevantes através de portais de notícias.

Eu parabenizo essa iniciativa, pois contribui para a redução do custo Brasil, além de ser o primeiro passo para aumentar o uso da internet como ferramenta de divulgação de informações das empresas.

O mercado de capitais é dinâmico e rápido; as informações devem transitar de forma equitativa e com tempestividade. A proposta da CVM vai nessa direção! O que vocês acharam da iniciativa?


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12 comentários

Oct 08, 2013

Concordo contigo. Sem dúvida alguma é uma iniciativa que contribui para maior tempestividade, eficiência, transparência e equidade do mercado. Não vejo outra forma de evolução do Mercado de Capitais se não acompanhar a evolução dos canais e meios de comunicação, claro que a evoluções devem ser discutidas para que não sejam volúveis e/ou superficiais por isso a audiência pública promovida é de suma importância, dá consistência e profundidade à discussão. Grade abraço


Sep 25, 2013

Ótima iniciativa da CVM presidida atualmente por Leonardo Pereira, pessoa de Mercado, ex-RI e que sabe o peso que a Internet tem no nosso Mercado de Capitais. Em minha dissertação de mestrado (2010) em que escrevi sobre RI e Geração de Valor, o primeiro item citado como de maior importância, tanto para os Profissionais de RI e Analistas de Investimentos/ Gestores de Carteiras, é justamente a Transparência das Informações e a Tempestividade Informacional com o Mercado, ou seja, a divulgação de fatos relevantes nos sites de notícias certamente contribuirá para essa demanda de nosso Mercado.


    Sep 27, 2013

    Caro Salim, agradecemos pelo seu comentário. Aproveitamos para lhe fazer um convite. O portal da CAPITAL ABERTO tem um novo espaço, chamado ESTUDOS, destinado à publicação de artigos acadêmicos sobre o mercado de capitais. Sua tese pode ser arquivada lá, na íntegra, para que todos tenham acesso. Abs.


    Oct 03, 2013

    Prezado Salim, boa tarde. Oxala esse movimento da CVM seja o inicio para melhorar a eficiência e produtividade de nosso mercado de capitais. Abraço, Geraldo Soares


Sep 25, 2013

Corroboro com as opiniões dos leitores e blogueiro! É um importante passo do regulador visando a essa flexibilização cf. edital 08/13 da CVM. Lembrando que em mercados mais maduros a internet é amplamente usada para disseminar informações corporativas relevantes, seria muito interessante que o Brasil seguisse o mesmo caminho tanto para as companhias quanto para os investidores/demais públicos estratégicos. Redução do custo Brasil é sempre bem-vinda, principalmente quando aliada a uma comunicação mais ágil e transparente para o mercado de capitais como nesse caso. Abs.


Sep 25, 2013

caminho “natural”!!
aliás, é corrente que o distinto público saiba antes pela internet (portais de notícias, edições eletrônicas de jornais etc), as notícias corporativas, para depois acessar o comunicado formal/oficial.
porque é “natural”? ora, as pessoas leem ou buscam notícias. Quem abre o jornal ou acessa a intertet à procura de “fatos relevantes”?
Para aqueles que os buscam, o meio, hoje, por excelência, é a internet.
Andou bem a CVM, claro.


    Oct 03, 2013

    Prezado Denis,
    Concordo que é natural a tendência de ir para internet. Mas o nosso eficaz, eficiente e produtivo país não é um primor na utilização de um caminho “natural”. O custo Brasil de Diários Oficiais demonstra isso! Não conheço similar obrigatoriedade de publicação no mundo. É a nossa Jaboticaba da área do mercado de capitais. Creio que poderiamos fazer uma campanha “A publicação Jaboticaba: Diário Oficial”.


Sep 24, 2013

Bela iniciativa. concordo plenamente.
Sinal dos tempos e de que a CVM está “antenada” com a realidade.
E as empresas têm que estar preaparadas para isso também.
A interação, agilidade, e rapidez da internet coloca uma realidade cada vez mais dinâmica para a realidade de todos. Vamos usar para bons fins, também.


Sep 24, 2013

Ótima iniciativa, além do custo Brasil acredito que o mundo vem mudando e os hábitos de leitura das pessoas também.
A notícia hoje tem que ser em real time, não há muito mais espaço para veiculações de notícias antigas, as pessoas querem agilidade.
Parabéns a CVM que viu essa realidade e foi na mesma direção das empresas.


    Oct 03, 2013

    Prezado Fernando, concordo plenamente consigo. Dinamismo e agilidade são fatos concretos para divulgar informações atualmente. Abraços.


Sep 24, 2013

Tenho um artigo de um orientando meu que foi apresentado no Congresso USP de Iniciação Científica, onde avaliamos a relação entre a utilização da internet e a assimetria informacional. Os resultados não foram tão significativos (poucas empresas da nossa amostra utilizavam internet), mas já encontramos alguns indícios de que isso possa ser bom.

Chega de tanta burocracia. Chega, inclusive, de obrigatoriedade de publicação das DF em jornais. A internet está aí para isso!


    Oct 03, 2013

    Prezado Girão, pior ainda, na proposta de código comercial em discussão no Congresso, há a manutenção da publicação em jornais de grande circulação e no Diário Oficial. Creio que a divulgação no Diário Oficial tinha um objetivo adequado a 50 anos atrás. Hoje não! É mais uma de nossas Jaboticadas! abraços.



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