Pesquisar
Close this search box.
A comunicação empresarial na era das mídias sociais
10/09/2013
, A comunicação empresarial na era das mídias sociais, Capital Aberto

Geraldo Soares*/ Ilustração: Julia Padula

Primeiramente, gostaria de agradecer o convite para participar do blog da Capital Aberto. Além de ser uma honra, acredito que este espaço compartilhará ideias no mais alto padrão, devido à qualificação dos profissionais que leem e interagem com a revista.
Gostaria de abordar em meu primeiro post um assunto atual e interessante: a utilização das mídias sociais na comunicação das empresas com os stakeholders, principalmente com os investidores — assunto extremamente atual. Estamos, todos nós, tateando o que exatamente pode ser feito de forma eficaz e eficiente. Neste blog, que é uma mídia social, gostaria de propor uma discussão sobre a importância desses instrumentos democráticos na comunicação empresarial.
Sites como YouTube, Google +, Facebook, Twitter, Slideshare, LinkedIn, etc. devem ser utilizados na comunicação empresarial? Se sim, como? Há ganhos para os investidores? E uma pergunta muito importante: há riscos para a empresa em não participar dos novos canais de comunicação?
As empresas do mundo todo estão descobrindo esse novo universo, que pode revolucionar a forma de comunicação com os investidores, principalmente com aqueles que não são profissionais de investimentos. A quantidade de acessos nas mídias sociais é enorme; possibilita, inclusive, a geração de conteúdo direcionado para educação financeira. Também é fundamental que cada empresa monitore o que é dito sobre ela, pois o livre exercício da opinião nas redes sociais gera conteúdo de alto impacto para a sua reputação. Além disso, a companhia deve refletir e agir rapidamente. O meio virtual tem pressa e é ansioso! Quem posta um comentário fica aguardando resposta do seu interlocutor. Você aceita uma demora superior a 1 minuto se tiver mais de 50 anos. Senão, aguarda uma resposta em 10 segundos. Não é verdade?
A comunicação empresarial está num processo de profunda mudança, em que as redes sociais assumem papel relevante. A escolha das mídias a usar, a decisão de como interagir com cada uma, a monitoria do conteúdo postado e a resposta rápida são preocupações de todos os gestores de comunicação das empresas. Qual é a sua opinião? Quais canais você, leitor, acha mais apropriados para uma empresa?


Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.


Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.


Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.

Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais


Ja é assinante? Clique aqui

mais
conteúdos

APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.