CVM edita instrução que regulamenta ofertas públicas de CRA

Os principiais acontecimentos para o mercado de capitais na semana de 30 de julho a 3 de setembro

Semana/Bolsas e conjuntura / 3 de agosto de 2018
Por 


Ilustração: Julia Padula

Comissão de Valores Mobiliários (CVM) edita Instrução 600, que regulamenta as ofertas públicas de distribuição de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA). A regra, que entra em vigor em 31 de outubro, define quem pode ofertar esses títulos e os direitos creditórios aptos a compor o lastro de uma emissão. Além disso, estabelece os deveres e as vedações dos principais prestadores de serviços que atuam na oferta, incluindo a companhia securitizadora, e os procedimentos mínimos para a realização de assembleias gerais de investidores. Antes da instrução, a norma dos certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) era aplicada para emissões de CRA.

31.07

– Executivos da Petrobras Distribuidora, da Raízen Combustíveis e da Ipiranga Produtos de Petróleo foram presos temporariamente no âmbito da Operação Margem Controlada, da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público do Paraná (MP-PR), sob suspeita de controle ilegal do preço final do litro de combustível em postos de Curitiba. Eles responderão pelos crimes de organização criminosa e abuso de poder econômico. De acordo com a PF, as distribuidoras vinculavam o preço de venda dos combustíveis ao valor cobrado pelos postos nas bombas. Para conseguir comprar combustíveis pelos valores combinados com os representantes das distribuidoras, os donos de postos enviavam fotos das placas com os preços ao consumidor. As três empresas negam as práticas.

02.08

– Após três pregões com as ações em alta desde a divulgação de seu balanço referente ao último trimestre, na terça-feira, 31, Apple atinge um trilhão de dólares em valor de mercado. A empresa é a primeira a ultrapassar essa marca em Wall Street. Os papéis da gigante da tecnologia fecharam o dia com cotação recorde de 207 dólares cada. Isso significa dizer que, desde o IPO, em 1982, as ações se valorizaram quase 36.000%. No segundo trimestre deste ano, a companhia registrou lucro líquido de 11,5 bilhões, aumento de 32% no período.

– Basf conclui aquisição dos negócios de sementes e herbicidas da Bayer por 7,6 bilhões de euros. A Bayer precisou vender esses ativos para ser autorizada pelo Departamento de Justiça americano a comprar a Monsanto.

– Leilão de distribuidoras da Eletrobras no Norte e no Nordeste é marcado para 30 de agosto na B3, segundo informações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na semana passada, houve o primeiro leilão de distribuidoras da Eletrobras. Na ocasião, a Equatorial Energia adquiriu a Cepisa, no Piauí.

 

 

03.08

– Petrobras divulga balanço do segundo trimestre. Entre abril e junho, a petroleira obteve lucro líquido de 10,72 milhões de dólares — o melhor resultado desde 2011 para esse trimestre. Na comparação com janeiro a março, essa linha do balanço cresceu 45%. De acordo com a companhia, o resultado deve-se à ampliação das margens de exportação de petróleo, a alta das cotações do barril Brent e ao aumento nas vendas de gasolina e diesel no mercado nacional. A Petrobras pagará 652,2 milhões de reais em dividendos a seus acionistas, o equivalente a 0,05 reais por ação. Como consequência dessas notícias, as ações da Petrobras valorizaram 3,52% (ON) e 3,62% (PN), na sexta-feira.

– De acordo com reportagem publicada no New York Post, executivos da Kraft Heinz estariam interessados em adquirir a Campbell, cujo valor de mercado alcança 22 bilhões de dólares. A Kraft Heinz estaria analisando a situação financeira da empresa para fazer uma proposta.

– Máquina de Vendas, dona da Ricardo Eletro, será vendida para o fundo americano Apollo por 500 milhões de reais, segundo informações da agência Folhapress. A operação deve se concretizar nos próximos dias. Desde 2016, a empresa passa por uma reestruturação de dívidas — elas somam 1,28 bilhão de reais.

 

 

A Capital Aberto realizará um curso sobre “Agronegócio no mercado de capitais” Clique aqui e saiba mais.



Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Eletrobras CVM Petrobras CRIs Apple CRAs Raízen Ipiranga Petrobras Distribuidora Kraft Heinz Ricardo Eletro Máquina de Vendas Operação Margem Controlada Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Pecados da carne
Próxima matéria
Mudar para permanecer



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Pecados da carne
Sugeriria o bom senso que uma empresa quase arruinada por perdas bilionárias com operações temerárias — e que nada...
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}