Regras de combate a greenwashing encolhem mercado de ativos ESG na Europa

Queda foi de 2 trilhões de dólares entre 2018 e 2020, período em que normas mais rigorosas entraram em vigor na União Europeia



Apesar do notório avanço recente da agenda socioambiental mundo afora, o mercado de ativos ESG na Europa encolheu nos últimos dois anos — mas não foi por falta de entusiasmo dos investidores. Segundo levantamento da Global Sustainable Investment Alliance (GSIA), o volume de investimentos com esse recorte em países membros da União Europeia caiu de 14 trilhões de dólares para 12 trilhões de dólares entre 2018 e 2020, graças a regras antigreenwashing introduzidas no período. 

A União Europeia tem liderado a investida global em ativos ESG, contando com bancos e gestores de fundos aptos a mensurar os impactos das operações das companhias sobre o clima e a biodiversidade. Os políticos do bloco também têm se mostrado engajados nessa frente, apresentando ambiciosas estratégias e normas mais estritas para alinhamento do setor privado à meta de neutralidade de carbono. 

De acordo com a análise do GSIA, uma das novidades regulatórias que impactaram sensivelmente o tamanho do mercado ESG europeu foi a Sustainable Finance Disclosure Regulation (SFDR), conjunto de normas editado em março deste ano. Desenvolvida para combater práticas de greenwashing, a SFDR exige que bancos, seguradoras e gestores de fundos analisem e divulguem o impacto de suas decisões de investimento e de seus produtos financeiros quanto a questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Os agentes do mercado devem classificar seus produtos em categorias como a promoção ativa de questões ambientais ou sociais (artigo 8) e o estabelecimento de objetivo direcionado para sustentabilidade, como a redução de emissões de carbono (artigo 9). 

Aqueles que pretenderem enquadrar os produtos financeiros nessas classificações estarão sujeitos a padrões de disclosure mais elevados. Na avaliação do GSIA, esse tipo de regra aperta os parâmetros para o que pode ser considerado investimento responsável. “Sem essas mudanças, o volume de ativos sob gestão na União Europeia seria muito maior, até ultrapassando o mercado americano”, afirma, em nota, Simon O’Connor, presidente da GSIA.  

Destaque para o Canadá 

Dados do GSIA mostram que no início de 2020 o mercado global para investimentos ESG alcançava 35,3 trilhões de dólares, um aumento de 15% em relação a dois anos antes e de 55% ante 2016-2020. Curioso observar que, no intervalo de 2018 a 2020, houve recuo apenas no mercado europeu. Destaca-se na estatística o Canadá, cujo mercado de ativos ESG saltou 48% em dois anos, atingindo a marca de 2,4 trilhões de dólares. O crescimento de 42% nos Estados Unidos (para 17 trilhões de dólares) consolida o mercado americano como o maior do mundo.  

Leia também

Modelo de capitalização da Eletrobras pode custar muito para o setor

Cuidados na necessária discussão sobre investimentos responsáveis

Emergência climática: um assunto para os conselhos


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  ESG greenwashing Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
A remuneração dos agentes de investimento
Próxima matéria
O papel da integração na jornada de M&A



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.

Leia também
A remuneração dos agentes de investimento
Agentes de distribuição encontro online A remuneração dos agentes de investimento Warren Brasil, Anbima e Cepeda...