Cresce no Reino Unido o movimento de jovens que estão optando por ativos de alto risco sem buscar assessoria especializada. Essa onda, observada também em outras jurisdições, preocupa a Financial Conduct Authority (FCA), órgão regulador do mercado de capitais britânico. Segundo o estudo “Understanding self directed investors”, publicado pelo FCA em março, 38% dos jovens investidores desse grupo são motivados por aspectos como desafio em obter altos retornos e satisfação em tomar as próprias decisões. Esses fatores são considerados mais importantes do que os convencionais e funcionais, como poupar para aposentadoria.
“Grande parte do mercado de capitais atende às necessidades dos consumidores. Mas estamos preocupados com o fato de que alguns investidores estejam sendo tentados — geralmente por meio de anúncios online ou táticas de venda agressivas — a adquirir produtos financeiros de alto risco que provavelmente não serão adequados para eles”, afirma Sheldon Mills, diretor-executivo do FCA, em nota.
A pesquisa teve quatro estágios, incluindo 550 entrevistas, pesquisas online e observação do comportamento de jovens no ambiente digital. Enquanto os entrevistados afirmam ter grande confiança e conhecimento no mercado de capitais, o estudo mostra que eles entendem pouco sobre os riscos de investir — cerca de 50% não enxergam como risco “perder algum dinheiro”. Quase 78% também afirmam confiar em seus instintos para decidir o momento certo de vender ou comprar ativos e acreditam que há certos tipos de investimento, setores ou empresas que são apostas seguras.
Contudo, preocupa o número de pessoas que teria o estilo de vida afetado caso sofresse uma perda financeira significativa em seus investimentos — quase dois terços (59%) dos entrevistados. “Os investidores precisam estar cientes de seu apetite por risco, diversificar os investimentos e investir em produtos mais arriscados apenas o dinheiro que podem perder”, completa Mills.
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Liberar conteúdoJa é assinante? Clique aqui
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Ja é assinante? Clique aqui