Pesquisar
  • Captação de recursos
  • Gestão de Recursos
  • Fusões e aquisições
  • Companhias abertas
  • Governança Corporativa
  • Sustentabilidade
Menu
  • Captação de recursos
  • Gestão de Recursos
  • Fusões e aquisições
  • Companhias abertas
  • Governança Corporativa
  • Sustentabilidade
Assine
Pesquisar
Fechar
Conexão direta com o CEO
Áreas de relações com investidores adotam tecnologia para aproximar as lideranças do investidor de varejo
  • Paula Lepinski
  • junho 11, 2021
  • Relações com Investidores, Reportagens
  • . Relações com investidores
Fluxo de novos investidores de varejo no mercado financeiro impulsiona novas tecnologias para a área de Relações com Investidores

Imagem: freepik

Da transição para o virtual à entrada massiva de investidores de varejo no mercado financeiro, os últimos 18 meses provaram ser um período tumultuado para os profissionais da área de Relações com Investidores (RI). Os novatos na bolsa e as limitações impostas pela pandemia obrigaram equipes inteiras de RI a “quebrarem a cabeça” para pensar em novas maneiras de se engajar com a nova leva de acionistas. Após um ano de tentativas e erros, as soluções encontradas para a era covid-19 abriram as portas para as companhias aceitarem inovar no relacionamento com investidores de varejo por meio de canais e ferramentas antes inimagináveis. 

A pressão vivenciada pelas empresas durante essa fase de transição foi grande. O ingresso de pessoas físicas nas bolsas de valores foi um movimento global, desencadeado, em grande parte, pelo excesso de liquidez no mercado e a facilidade operacional oferecida por corretoras de investimento. De acordo com uma recente pesquisa da IR Magazine, 29% das companhias abertas observaram um aumento no número de acionistas de varejo durante os últimos 12 meses, principalmente em small caps. 

Pergunte, pergunte, pergunte 

As opções de canais e ferramentas de comunicação em massa para se conectar com investidores de varejo são diversas, graças às inovações criadas por startups. Durante a divulgação de resultados do primeiro trimestre de 2021, sete companhias abertas utilizaram a plataforma Say, que permite aos acionistas de varejo enviarem perguntas à administração das companhias e votarem naquelas mais pertinentes. A plataforma é similar à ferramenta Slido, que foi utilizada no passado por um pequeno grupo de companhias abertas, como Zillow Group e Axon. Entre as empresas que adotaram a Say nesta temporada estão a fabricante de carros elétricos Tesla, a plataforma de criptomoedas Coinbase e a fintech de seguros Lemonade, que selecionaram algumas das centenas de questões e incluíram-nas na pauta de suas conferências on-line. 

De acordo com a Say, das sete companhias abertas que criaram um espaço para receber e responder perguntas em seu ambiente digital, cinco delas o fizeram pela primeira vez em 2021. A depender da base de acionistas, foram enviadas de 50 a 1000 perguntas por formulário, das quais as companhias endereçaram até 10 durante a chamada. 

CEO on-line 

A Lemonade, o aplicativo de relacionamento Bumble e a plataforma de fantasy sports DraftKings decidiram ir além. As três empresas de capital aberto colocaram ninguém menos do que seus respectivos CEOs e fundadores para responder, ao vivo, às dúvidas dos acionistas de varejo. A solução utilizada foi a Public.com, uma plataforma que une ferramentas de comunicação e de operações na bolsa. Em 27 de abril, Shai Wininger, cofundador da Lemonade, presidente e diretor de operações, participou de um Q&A dentro da plataforma e, no dia 17 de maio, foi a vez da fundadora e CEO do Bumble, Whitney Wolfe Herde. O mais recente foi o evento com Jason Robins, cofundador e CEO da DraftKings. Os investidores das duas empresas foram convidados a enviar perguntas aos executivos e puderem acompanhar, ao vivo, eles digitando e enviando as respostas, como uma conversa em rede social. Wininger respondeu 39 perguntas, enquanto Robins e Wolfe Herde responderam 30 e 24 questões, respectivamente. 

Os tópicos variaram de perguntas acerca das perspectivas das companhias durante a covid-19 e lançamentos de novos produtos até questões sobre diversidade, igualdade e inclusão. Em entrevista à IR Magazine após o evento com a Lemonade, Leif Abraham, co-CEO da Public.com, disse que aquela era uma oportunidade inédita para os investidores de varejo. “Estas pessoas nunca tiveram a oportunidade de fazer perguntas àqueles que dirigem as empresas. As conferências após divulgação de resultados são para banqueiros e analistas. Acho que está ocorrendo uma mudança conforme as empresas reconhecem que há uma sobreposição de clientes e investidores.” 

Nova rede social 

Um dos maiores sucessos entre as novidades em redes sociais de 2021 foi a Clubhouse. A plataforma é baseada em áudio e só aceita novos usuários que foram convidados por aqueles que já têm um perfil na Clubhouse. O número de downloads do aplicativo foi considerado alto nos primeiros meses do ano, alavancado pela presença de “palestrantes” famosos em redes sociais, como o fundador da Tesla, Elon Musk. 

O sucesso do aplicativo incentivou algumas equipes de RI a experimentá-lo durante a divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2021, como a empresa de logística RBI e a importadora de autopeças CarParts.com. Esta última repetiu o evento recentemente e a empresa odontológica entrou na onda, organizando uma conversa com o CFO Kyle Wailes, moderada por Jason Raznick do grupo de mídia financeira Benzinga. A moda, se pegar, promete uma verdadeira revolução para os profissionais de RI.


Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.

Quero me cadastrar!

Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.

Quero conhecer os planos

Já sou assinante

User Login!

Perdeu a senha ?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google
Privacy Policy and Terms of Service apply.
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.

Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais

Quero conhecer os planos


Ja é assinante? Clique aqui

acompanhe a newsletter

todas as segundas-feiras,
gratuitamente, em seu e-mail

Leia também

30.05 – 18h: Uma nova fase para o equity crowdfunding

A luta de investidores por vacina para todos

Redação Capital Aberto

Combate à crise alimentar exigirá investimento trilionário

Miguel Angelo

acompanhe a newsletter

todas as segundas-feiras, gratuitamente, em seu e-mail

Leia também

30.05 – 18h: Uma nova fase para o equity crowdfunding

A luta de investidores por vacina para todos

Redação Capital Aberto

Combate à crise alimentar exigirá investimento trilionário

Miguel Angelo

Pessimistas, gestores de recursos mantêm dinheiro em caixa

Redação Capital Aberto

Temporada de assembleias 2022: avanços modestos e velhos desafios

Fabio Coelho
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

mais
conteúdos

Iniciativas dedicadas a combater o segundo maior vilão do aquecimento global ganham força, inclusive no Brasil

Metano entra no radar de investidores e governos

Miguel Angelo 24 de abril de 2022
ESG: Em pesquisa feita pela Harris Pool, 60% dos executivos admitem que suas companhias praticaram greenwashing

ESG de mentira: maioria de executivos admite greenwashing

Carolina Rocha 24 de abril de 2022
Evandro Buccini

O crédito para empresas no contexto de juros em alta

Evandro Buccini 24 de abril de 2022
A intrincada tarefa de regular criptoativos

A intricada tarefa de se regular os criptoativos

Erik Oioli 24 de abril de 2022
Guerra na Ucrânia incentiva investidores a tirar capital da China e direcionar recursos para outros emergentes

Dinheiro estrangeiro busca a democracia e aterrissa no Brasil

Paula Lepinski 24 de abril de 2022
O que muda para as fintechs com as novas regras do Banco Central

O que muda para as fintechs com as novas regras do Banco Central

Pedro Eroles- Lorena Robinson- Marina Caldas- Camila Leiva 20 de abril de 2022
  • Quem somos
  • Acervo Capital Aberto
  • Loja
  • Anuncie
  • Áudios
  • Estúdio
  • Fale conosco
  • 55 11 98719 7488 (assinaturas e financeiro)
  • +55 11 99160 7169 (redação)
  • +55 11 94989 4755 (cursos e inscrições | atendimento via whatsapp)
  • +55 11 99215 9290 (negócios & patrocínios)
Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin Rss
Cadastre-se
assine
Minha conta
Menu
  • Temas
    • Bolsas e conjuntura
    • Captações de recursos
    • Gestão de Recursos
    • Fusões e aquisições
    • Companhias abertas
    • Legislação e Regulamentação
    • Governança Corporativa
    • Negócios e Inovação
    • Sustentabilidade
  • Conteúdos
    • Reportagens
    • Explicando
    • Coletâneas
    • Colunas
      • Alexandre Di Miceli
      • Alexandre Fialho
      • Alexandre Póvoa
      • Ana Siqueira
      • Carlos Augusto Junqueira de Siqueira
      • Daniel Izzo
      • Eliseu Martins
      • Evandro Buccini
      • Henrique Luz
      • Nelson Eizirik
      • Pablo Renteria
      • Peter Jancso
      • Raphael Martins
      • Walter Pellecchia
    • Artigos
    • Ensaios
    • Newsletter
  • Encontros
    • Conexão Capital
    • Grupos de Discussão
  • Patrocinados
    • Blanchet Advogados
    • Brunswick
    • CDP
    • Machado Meyer
  • Cursos
    • Programe-se!
    • Cursos de atualização
      • Gravações disponíveis
      • Por tema
        • Captação de recursos
        • Funcionamento das cias abertas
        • Fusões e aquisições
        • Gestão de recursos
        • Relações societárias
      • Todos
    • Cursos in company
    • Videoaulas
    • Webinars
  • Trilhas de conhecimento
    • Fusões e aquisições
    • Funcionamento de companhia aberta
  • Loja
  • Fale Conosco

Siga-nos

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin Rss

APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.

quero assinar