União de BM&FBovespa e Cetip vai elevar barreira à concorrência

Seletas / Fusões e aquisições / Edição 9 / Reportagem / 27 de novembro de 2015
Por 


Ilustração: Grau 180.com.

Ilustração: Grau 180.com.

Avança a investida da BM&FBovespa sobre a Cetip. No dia 3 de novembro, as duas anunciaram o início das negociações. Dez dias depois, a BM&FBovespa disse o quanto estava disposta a pagar: o equivalente a R$ 39 por ação da Cetip — os acionistas receberiam ao menos 50% desse valor em ações da bolsa de valores e o restante em dinheiro. O mercado considerou a proposta baixa. Desde então, especula-se qual a disposição da bolsa para abrir ainda mais o bolso com o objetivo de concretizar sua união com a Cetip.

O movimento de fusão é visto com naturalidade. A junção está em linha com a consolidação de bolsas de valores vista nos principais mercados mundiais. Por aqui, a união teria ainda um toque particular: criaria uma super bolsa, dona, sozinha, dos mercados de negociação de ações, derivativos e produtos de balcão. O reinado se estenderia ainda aos serviços de clearing e de liquidação e custódia. “Juntar todas as bolsas e todas as clearings será um evento único no mundo”, observa o analista Eduardo Nishio, do Brasil Plural.

A união gera também vantagem para os investidores. A criação de uma única clearing permitirá que negociem produtos diferentes depositando menos garantias — a Bolsa computa o saldo de todos os depósitos. Esse mesmo aspecto, em outra frente, inibe a entrada de concorrentes, preservando o monopólio: negociar em outras bolsas significaria, para o investidor, gastar mais com garantias.
A concentração de liquidez pela super Bolsa, da mesma forma, é mais uma barreira ao ingresso de novos players. Diante de tantas vantagens, muita gente aposta que o preço ainda pode subir.


Quer continuar lendo?

Você já leu {{limit_offline}} conteúdo(s). Gostaria de ler mais {{limit_online}} gratuitamente?
Faça um cadastro!

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  bmfbovespa cetip Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Avanço regulatório para os planos de investimento de administradores
Próxima matéria
A idade da razão (ou quando chegam os 40 anos)




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Avanço regulatório para os planos de investimento de administradores
Muito já foi dito sobre a presunção relativa da prática de insider trading vedada pelo artigo 13 da Instrução CVM 358 no caso...