O árduo caminho da liderança

Especialista identifica as características dos grandes líderes e as circunstâncias para que floresçam



O que faz a diferença – as características e oportunidades que criam o grande líder
Desde que o mundo ficou mais plano e as organizações idem, a liderança tem transicionado de “comando e controle” para um modelo descentralizado e calcado na capacidade de quem está à frente dos negócios

Sucesso, substantivo que parece um particípio passado, derivado do verbo suceder, é algo que somente pode ser avaliado ex post. Em outras palavras, os grandes líderes, sejam políticos, religiosos, artísticos ou empresariais, são sempre reconhecidos por suas realizações e resultados pelo olhar no retrovisor. Como então avaliar, ex ante, as características de um grande líder? Em que circunstâncias essas marcas têm potencial para vicejar e entregar resultados? Esse é o fio condutor de O que faz a diferença, de Fátima Zorzato, reconhecida profissional da área de recrutamento executivo e consultoria. 

Partindo de sua experiência como headhunter e de várias entrevistas com profissionais bem-sucedidos e especialistas, a autora busca identificar os traços comuns a essas trajetórias ímpares de liderança. Em linhas gerais, Zorzato encontrou como resposta uma improvável combinação entre oportunidades/escolhas e habilidades/competências, que resulta em conjunto vazio para a grande maioria dos meros mortais. Isto é: por um lado, não adianta fazer a escolha certa no momento certo se a competência não estiver lá; tampouco ajuda ter todas as qualificações e fazer escolhas ruins (embora isso não esteja claro no momento da escolha). 

A organização da narrativa do livro é interessante por convidar à reflexão, escapando da fórmula simplista da autoajuda tão comum a títulos sobre liderança. Na primeira parte, Zorzato mapeia as encruzilhadas nas quais os profissionais tomam decisões críticas, que podem determinar o restante de sua trajetória. O acerto da escolha, ela observa, depende de atenção ao mercado e ao negócio, dos relacionamentos e conexões e da capacidade de se realizar rupturas — mudar de trajetória caso o caminho esteja deixando o objetivo mais distante. A segunda parte trata dos traços de liderança — coragem, curiosidade, empatia, resiliência — que permitirão ao potencial candidato ao “C level” mobilizar aqueles ao seu redor e entregar os resultados que legitimarão sua ascensão ao topo. A esses dois pedaços do quebra-cabeça, a autora acrescenta mais um, sob a forma de provocação constante ao longo das páginas: é essencial que líder encontre seu propósito, sua própria motivação para a realização pessoal e profissional. 

Desde que o mundo ficou mais plano e as organizações idem, a liderança tem transicionado de “comando e controle” para um modelo descentralizado e calcado na capacidade de quem está à frente dos negócios para mobilizar as equipesestgia, a chegada dos “ resposta. A tecnologia, a chegada dos millennials e, mais recentemente, as restrições físicas impostas pela pandemia, aceleraram essa transição, acirrando a competição por lideranças eficazes. A obra provoca reflexões importantes sobre escolhas (que fazemos com informação imperfeita/incompleta) e habilidades (que podemos desenvolver), lembrando que sucesso é o que acontece quando a oportunidade, a competência e a capacidade de execução se encontram. 


O que faz a diferença – as características e oportunidades que criam o grande líder 
Fátima Zorzato 
Portfolio Penguin 
227 páginas 
1a edição ― 2021 

Peter Jancso é sócio da Jardim Botânico Investimentos e conselheiro independente 

Leia também

A resiliência das ideias zumbis

A terceira via dos novos modelos de trabalho

Três novos modelos mentais para lideranças de vanguarda


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  lideranças Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Ainda com lacunas, regulamentação de IA caminha no Brasil
Próxima matéria
As poison pills e a sua legalidade



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.

Leia também
Ainda com lacunas, regulamentação de IA caminha no Brasil
O PL 21/20 estabelece princípios e diretrizes para o desenvolvimento e a aplicação da IA no Brasil, uma espécie...